Renault revela sistema de transporte de estilo Uber sem motorista
A Renault concebeu um conceito para um veículo sem motorista e elétrico. Ele proporcionaria aos habitantes da cidade uma alternativa ao transporte público.
O conceito Ez-Go da Renault funciona como um carro e um serviço compartilhado de viagens de estilo Uber .
Capaz de acomodar até seis passageiros, o veículo destina-se a ser usado para andar sozinho, com amigos ou familiares. Também pode compartilhado com outros usuários que desejam o transporte – quem solicitaria o veículo através de um aplicativo de smartphone.
“O futuro da mobilidade é a elétrico, conectado e autônomo”, disse Renault. “As pessoas escolherão se querem dirigir ou serem conduzidas, com ou sem um motorista a bordo”.
“Com veículos cada vez mais integrados ao ambiente circundante, em cidades que se tornaram” inteligentes “através de sensores, conectividade e outras inovações são projetadas para tornar a vida urbana mais agradável para as pessoas”.
Como este serviço, a Ez-Go é capaz de operar 24 horas por dia, trabalhando como uma alternativa à motoristas.
A Renault também disse que ofereceria preços “altamente competitivos” em comparação com os serviços de transporte público existentes. Embora os detalhes sobre os custos ainda não foram revelados.
Sem Motorista e inteligente
O veículo a pedido pode ser solicitado através de um aplicativo de serviço de reserva instantânea em seus smartphones. Forma comumente utilizadas em empresas como Uber e Lyft, ou através de estações físicas.
Essas estações arborizadas são projetadas para serem integradas na cidade. As mesmas incluem uma tela que os passageiros podem usar para reservar suas jornadas. Eles também fornecem informações culturais e turísticas sobre a área.
Quando um Ez-Go é solicitado a uma determinada estação, seu piso se estende para uma rampa em que os passageiros possam embarcar facilmente.
Uma porta de elevação que forma o painel frontal e o teto do carro abre-se para revelar um interior semelhante a um salão. Este está disposto em uma configuração em formato de U para que os passageiros interajam uns com os outros.
Sem assento do motorista e as baterias debaixo do chão no lugar do motor, os passageiros se beneficiam do espaço máximo da cabine.
Completo com conectividade Wi-Fi e dispositivos de carregamento de smartphone. N interior também inclui uma tela na frente da porta, que exibe informações sobre a viagem.
Design
Um telhado panorâmico de vidro inunda o espaço interior com luz natural durante a condução diurna. Já a sua altura limitada garante que ele não prejudique as vistas dos pedestres da cidade.
“O design em forma de trapézio da Renault EZ-GO ajuda a se encaixar na cidade”, disse a empresa. “Uma vez dentro, os passageiros podem desfrutar de um espaço aberto para conversarem, com assentos estofados em um semicírculo para mais interação”.
“Você pode escolher onde deseja já na reserva. Uma vez que todos estão acomodados e bagagens presas nos pontos reservados, basta pressionar um botão para acionar o véiculo”.
O Ez-Go sem motorista possui sensores que lhe permitem gerenciar sua distância do veículo na frente, ficar na pista, trocar as pistas e fazer curvas inteiramente por conta própria.
Para garantir a segurança dos passageiros, o veículo tem uma velocidade limitada de até 50 km/h. Uma tira de luz na frente do carro mostra quando o carro está em modo autônomo e exibe mensagens para dizer aos pedestres quando podem atravessar sua frente.
Do lado de fora, também são emitidos sons para sinalizar a presença do veículo para pedestres e ciclistas.
Colaborativo
Como modo de transporte compartilhado, a Renault espera que a Ez-Go alivie o congestionamento. Além de melhorar o ruído e a poluição do ar nas cidades.
O conceito faz parte do objetivo da Renault de lançar um serviço de robo-taxis até o final de 2023. Com a firme expectativa de que se torne uma parte dos ecossistemas das cidades inteligentes que estão sendo desenvolvidos atualmente.
Segundo a Renault, a Ez-Go é a primeira de toda uma gama de carros conceito que serão introduzidos ao longo de 2018.
A Renault já havia apresentado sua visão do futuro da mobilidade pessoal no Salão do Automóvel de Frankfurt com o conceito Symbioz . Um automóvel sem motorista e elétrico que se torna uma extensão da casa conectada.
Este ano, a empresa passou a explorar o futuro da mobilidade compartilhada. O conceito Ez-Go foi revelado antes do Salão Automóvel de Genebra , que acontece de 8 a 18 de março de 2018.
JÁ QUE ESTÁ AQUI PODERÁ GOSTAR TAMBÉM DE:
– 11 cidades no mundo empenhadas em banir o uso de carros
– Propostas de intervenção urbana para ruas melhor preparadas às chuvas
– Muro de vidro da USP. Problema ou solução?
Na faculdade, você aprenderá muita coisa, mas muita coisa você precisará aprender por fora. Para te ajudar nessa jornada, a loja virtual da 44 ARQUITETURA, a 44 SHOP oferece os melhores cursos livres do mercado. Com a FORMAÇÃO ARQUITETURA PREMIUM TURBO você terá 7 cursos + curso de REVIT + e-Book + bibliotecas e tudo com certificado reconhecido em todo o Brasil. Aproveite!