Transformação do espaço público utilizando a metodologia Oásis
A sociedade pode e deve contribuir para modificar o espaço urbano e o local onde vive. É possível criar um urbanismo participativo, sendo alimentado pelas diferentes abordagens, visões e realidades das pessoas que habitam nestes locais. São os chamados espaços de criações e modificações coletivas, seguindo a metodologia Oasis.
Dentre todas as metodologias participativas, o Oasis Game é um dos que mais chamam a atenção da arquitetura. O objetivo maior é o de conseguir a transformação real e rápida (dentro de alguns dias) do espaço público. Além disso, tem o potencial em fortalecer as relações sociais da comunidade. Foi desenvolvido pelo Instituto Elos e já implementado em diversos países.
Para desenvolver um oásis é preciso apenas de um grupo de pessoas. Estas pessoas devem estar envolvidas e encorajar toda a comunidade. Eles serão os protagonistas, principais jogadores, mas terão apoio de profissionais e especialistas envolvidos na metodologia. Até o fim do processo, deverão ser seguidas sete etapas.
ETAPAS DA METODOLOGIA OÁSIS
1 – O olhar apreciativo
Uma vez determinado o lugar da ação deverá ser feita uma busca por toda beleza existente. Pode ser algo físico como um graffiti, uma varanda enfeitada com vasos de flores ou qualquer outra coisa. Ou até mesmo algo imaterial. Como, por exemplo, o fato de as pessoas se cumprimentarem sem se conhecerem na rua. Uma busca de algo belo, por mais degradado que seja o bairro. Sempre é possível encontrar algo a ser destacado.
2 – O afeto
O segundo passo é encontrar a história por trás de cada uma das coisas belas encontradas. Encontre as pessoas que proporcionaram estas belezas e encorajem-nas a participar de algo maior para a comunidade. Em seguida, é possível fazer uma lista de pessoas talentosas no bairro e pontuar o que cada uma faz de melhor. Por fim, o encontro comunitário é quando todos mostram seus talentos aos demais.
3 – O sonho
Cada um deve expor o que sonha para seu bairro. Faça uma coletânea de sonhos de todos s envolvidos. Esses sonhos se transformarão em modelos para ver como seria o território transformado. Todos: adultos, crianças e idosos devem e podem participar.

Metodologia Oásis sendo aplicada na Holanda|| Imagem: Instituto ELOS
4 – O cuidado
É preciso cuidar dos sonhos e das pessoas que os sonham. Hora de colocar cada sonho em contato com o talento dos envolvidos e com os recursos materiais disponíveis. Engajamento para encontrar maneiras e caminhos de torna-los realidade.
5 – A ação
Hora de colocar a mão-na-massa. Deve haver organização e empenho. Todos necessitam dedicar ao menos de uma a três horas por dia, seja pela manhã ou à tarde. É o momento de construir fisicamente o sonho coletivo. Há os que projetam os que constroem os que pintam, que campinam ou os que entretêm os trabalhadores tocando violão.
6 – A celebração
Ao final, uma grande festa deve ser feita para conquistar a vitória coletiva mediante o esforço individual.
7 – A revolução
Pensar no futuro. Em como manter as conquistas alcançadas e novos planejamentos para modificar [para melhor] ainda mais a comunidade.
No vídeo abaixo, a metodologia Oásis sendo aplicada em Barcelona na Espanha em 2015.
Gostou de conhecer um pouco sobre a metodologia oásis? Então deverá gostar também de:
1 – PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO PARA RUAS MELHORES PREPARADAS ÀS CHUVAS
2 – CONHEÇA AS CIDADES PLANEJADAS NO BRASIL
3 – ENTENDA O CONCEITO DE CIDADES RESILIENTES
4 – MURALISMO EM COMUNIDADE MEXICANA
Na faculdade, você aprenderá muita coisa, mas muita coisa você precisará aprender por fora. Para te ajudar nessa jornada, a loja virtual da 44 ARQUITETURA, a 44 SHOP oferece os melhores cursos livres do mercado. Com a FORMAÇÃO ARQUITETURA PREMIUM TURBO você terá 7 cursos + curso de REVIT + e-Book + bibliotecas e tudo com certificado reconhecido em todo o Brasil. Aproveite!