Pretende cursar faculdade de Arquitetura? Saiba tudo sobre Teste de Habilidades Específicas
O Teste de Habilidades Específicas é exigido em diversas instituições para o curso superior em Arquitetura e Urbanismo, Design, Artes Visuais, dentre outras. Muitos estudantes temem este tipo de prova.
O número de candidatos a ingressarem no ensino superior em Arquitetura e Urbanismo cresce a cada ano. E isso se reflete na concorrência por vaga nas principais universidades públicas do país.
Na USP (Universidade de São Paulo), a carreira no campus de São Carlos foi a 10ª mais procurada entre todas as da instituição, com 34,89 c/v. Em outra universidade pública paulista, a UNESP (Universidade Estadual Paulista), a concorrência no campus de Bauru foi de 44,2 c/v. Na UEM (Universidade Estadual de Maringá), chegou a 46,4 c/v e na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é o quarto mais concorrido. No entanto, no caso de Arquitetura e Urbanismo, além dos alunos enfrentarem as questões dissertativas ou de múltipla escolha das provas, é ainda exigida em muitas dessas universidades, uma prova específica. Essa prova um tanto desconhecida e bastante temida é o Teste de Habilidades Específicas (THE).
E é sobre o THE ou prova de aptidão que iremos tratar nesta matéria. Se você pensa em prestar Arquitetura e Urbanismo em alguma universidade pública ou privada que exige esse tipo de exame como parte da seleção, então deverá se atentar. Para a diretora e professora Cláudia Azevedo da Fábrica de Arte, escola em Brasília especializada em preparar alunos para o THE da UnB (Universidade de Brasília), a Certidão de Habilidade Específica é requisito de acesso a alguns cursos como Design, Arquitetura e Artes Visuais.
COMO FUNCIONA O TESTE DE HABILIDADES ESPECÍFICAS
Essa é uma dúvida muito comum à maioria dos candidatos. Muitos não sabem que tipo de material levar, o que será pedido a desenhar, etc. O primeiro ponto é ter em mente que essa é uma prova de desenho. Mas algumas universidades vão além e podem solicitar geometria ou até colagem. Uma das principais funções do Teste de Habilidades Específicas é tentar conhecer em até que nível o candidato é capaz de tirar seus projetos do campo das ideias e expressar no papel.
A professora Cláudia Azevedo nos conta um pouco sobre como funciona o exame na UnB. “O processo é constituído por testes escritos e (ou) práticos e requer apresentação de porta-fólio para o curso de Artes Visuais.” – explica. Mas garante que somente a aprovação na Habilidade Específica não garante o acesso ao curso.
Evandro Ziggiatti Monteiro, professor e coordenador da prova de aptidão em Arquitetura da FEC-UNICAMP, dá as principais diretrizes sobre a prova da Instituição.

Alunos em aula preparatória para o THE na Fábrica de Arte. A escola, em Brasília, é especializada em preparar alunos para os cursos Arquitetura, Design e Artes Visuais na UnB. || Crédito: Fábrica de Arte.
“A Unicamp procura insistir muito na necessidade do desenho ser ministrado desde cedo nas escolas, no ensino fundamental. A linguagem do desenho como percepção gráfica tem que fazer parte do conteúdo mínimo. A arte, nesse caso, tem que vir antes.” – comenta.
“Temos sempre uma prova de manhã ligada ao entendimento do espaço geométrico do arquiteto e uma prova à tarde relacionada à expressão, memória e criatividade. Esse formato tem sido muito produtivo”, garantiu o coordenador.
Na visão da aluna Caroline Barcellos que prestou a Certificação de Habilidade Específica da UnB (Universidade de Brasilia), na prova há exigências de habilidade de desenho, memória, raciocínio espacial e criatividade. “É uma prova com tempo de duração razoável, porém cansativa e que exige muito esforço manual, pelo fato de desenhar muito e em alguns casos, pintar.” – acrescenta.
ESCOLHI CURSAR ARQUITETURA: TUDO QUE EU PRECISO SABER SOBRE A FACULDADE
A importância do desenho
Em relação à Universidade de Brasília, a diretora da Fábrica de Arte esclarece, ainda, a importância da qualidade do desenho. “As provas de Arquitetura exigem qualidade no desenho, criatividade, conhecimento de perspectiva, luz e sombra, raciocínio espacial, projeções ortogonais, teoria da cor e da forma, etc.”.
O ideal é que os alunos leiam com bastante atenção ao edital da universidade onde pretende ingressar para verificar especificidades tanto de conteúdo como os tipos de materiais solicitados. Abaixo, será discorrido um pouco mais do último exame da Universidade Estadual de Campinas.

Candidato realiza o Teste de Habilidades Específicas na Unicamp. || Crédito: Unicamp
De manhã, os alunos tinham que desvendar numa fotografia quatro perspectivas através de dados fornecidos em uma planta. Tinham que fazer isso geometricamente. O enunciado partia da história de um cidadão que viajou e foi visitar um pavilhão de artes com sua esposa. Lá, ele tirou fotos e, quando chegou em casa, elas não estavam boas, pois faltavam partes da paisagem. O desafio foi pedir ao candidato que as completasse, de posse de alguns dados geométricos para verificar o que estava faltando.
À tarde, a prova citou o exemplo de um reconhecido artista chinês, Ai Wei Wei, que fez pavilhões de instalações artísticas na China que são pura arte, entre elas um parque na pequena cidade de Jinhua, a sudoeste de Shangai. Os alunos tinham que projetar um novo pavilhão.
A segunda questão envolveu uma frase do cientista Carl Sagan sobre o planeta Terra. Os alunos tinham que criar uma capa de revista em que esse planeta fosse o foco.
Em geral, os desenhos exigidos em Testes de Habilidades Específicas podem ser trabalhados com um ou dois pontos de fuga.
COMO DESENHAR UM QUARTO EM PERSPECTIVA USANDO UM PONTO DE FUGA
Tipos de materiais
Os tipos de materiais solicitados variam conforme cada instituição e edital. No caso da COMVEST/UNICAMP os materiais obrigatórios são:
- lápis ou lapiseira com grafites macias (B, 2B, 6B); • canetas hidrográficas coloridas; • par de esquadros e transferidor; • caixa de lápis de cor; • tesoura ou estilete; • compasso; • fita adesiva; • cola branca;
MELHOR FORMA DE SE PREPARAR PARA O TESTE DE HABILIDADES ESPECÍFICAS
A professora Cláudia Azevedo orienta que a melhor forma de se preparar é conhecendo e resolvendo provas anteriores. No caso da CESPE/UnB, algumas ficam disponíveis no site. “Os alunos devem se preparar com estudos e treinamento de desenho ou em cursos específicos de preparação para essas provas. Isso auxiliará a melhor entenderem os enunciados da prova e no desenvolvimento de técnicas básicas de desenho.” – aborda Cláudia, que dirige a Fábrica de Artes em Brasília.
A aluna Caroline Barcellos também fala sobre ter ingressado em um curso preparatório. “Primeiramente eu procurei um curso específico para me preparar para a prova”.
O professor Monteiro dá a importante dica de o aluno sair pela cidade com um caderno de croqui e desenhem o que for de seu interesse. “A linguagem do desenho não é difícil, porém deve ser exercitada”, alertou. “E é esse o problema: o aluno precisa refinar seu trabalho para chegar à faculdade e ‘nadar de braçada’. Caso contrário, perderá muito tempo para engrenar no conteúdo do que na verdade seria uma questão básica.”
O MEDO DO TESTE DE HABILIDADES ESPECÍFICAS
Entretanto, é notório o medo que muitos alunos possuem só de ouvirem falar do Teste de Habilidades Específicas. “Logo quando eu descobri que precisava da certificação para cursar Arquitetura e Urbanismo, comecei a cogitar outros cursos. Eu acreditava que a prova fosse muito difícil já que não desenhava quase nada e a principal exigência era noção e perspectiva, critérios os quais eu não me saia muito bem.” – conta Caroline Barcellos que cogitou prestar outras carreiras.

Candidatos realizam o Teste de Habilidades Específicas na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). || Crédito: UFJF
“Muitos alunos não têm conhecimento do Teste de Habilidades Específicas até o momento em que escolhem o curso de Arquitetura. Outros sabem da existência do teste, mas não se preparam para ele. Estes dois perfis de alunos terminam: ou por desistir de ingressar nos curso de Arquitetura ou quando não passam na HE ingressam na 2ª opção escolhida.” – diz Cláudia. A professora comenta também sobre o mito da necessidade de ter um desenho avançado, o que para ela não é real. “Eu preparei dezenas de alunos que não tinham nenhum conhecimento prático de desenho e em menos de 2 meses, com o treinamento adequado e acompanhamento, desenvolveram o seu desenho e tiveram êxito na prova.”
ESCOLHI CURSAR ARQUITETURA. ESTOU NO CAMINHO CERTO?
E SE NÃO PASSAR NO EXAME?
Não desista de seu sonho pela questão de uma prova de desenho. Esta é orientação de aluna e professora. “Não desistam dos seus objetivos. Como qualquer outro curso, sempre haverá obstáculos, e a prova do THE é um deles. Se você realmente deseja o curso de Arquitetura para a sua vida acadêmica, fazer a prova é essencial para entrar na faculdade. O vestibulando deve superar o medo e a dificuldade, que são normais nessa fase. A dica é fazer a prova com calma, administrar o seu tempo e se preparar fazendo as provas anteriores. O THE não é tão difícil quanto as pessoas dizem. Boa sorte a todos os que pretendem fazer a prova.” – incentiva Caroline.
A professora Cláudia que já preparou centenas de alunos em sua Fábrica de Arte segue na mesma linha ao dizer que cada etapa e desafio para o curso de Arquitetura selecionam aqueles que desejam e sonham com a carreira. “Enquanto para outros, o desafio é motivo para que desistam e escolham outros caminhos, aos alunos que almejam fazer o curso eu aconselho que não hesitem e preparem-se!”.
Além disso, o aluno pode optar por outras universidades públicas ou privadas as quais não exigem o Teste de Habilidades Específicas, sempre analisando se a matriz curricular atende aos seus anseios como acadêmicos.
ALGUMAS DICAS PARA DESENHAR MELHOR E SOLTAR A CRIATIVIDADE NO PAPEL
ARQUITETOS PRECISAM SABER DESENHAR A MÃO?
DICAS IMPORTANTES SOBRE O TESTE DE HABILIDADES ESPECÍFICAS
Reproduzimos abaixo, algumas dicas sugeridas pelo Guia do Estudante para os alunos que enfrentarão o Teste de Habilidades Específicas.
1) Use bem a folha, pense no enquadramento do desenho
2) Decidido o desenho, faça-o até o final
3) Pense no peso visual final do trabalho
4) Não experimente novos materiais ou novas técnicas
5) Controle bem o tempo
6) Já tenha uma linguagem gráfica previamente decidida na colagem
7) Tente não usar borracha no desenho
8) Leve sempre material extra, especialmente daquele que costuma usar mais (por exemplo, se usa muito lápis, tente levar dois para a prova)
9) Seja cuidadoso com a poética, mas evite romantizar demais na prova
10) Confira todos os materiais, até os mais banais, pois estes são os que os candidatos mais se esquecem de levar para a prova
Foto de capa: candidato realiza o Teste de Habilidades Específicas na Unicamp. Crédito: Unicamp
ACESSE A PÁGINA INICIAL DA 44 ARQUITETURA E VEJA MUITO MAIS CONTEÚDOS VOLTADO PARA ARQUITETURA, DESIGN E CONSTRUÇÃO CIVIL.
APRENDA A DESENHAR PROFISSIONALMENTE
Conheça o Curso de Perspectivas a Mão Livre oferecido pela 44 SHOP, a loja virtual da 44 ARQUITETURA. Em 40 aulas o curso foi formulado especialmente para apresentar aos alunos novas técnicas, novos materiais e por meio de muitos exercícios, levará o aluno a deixar de lado aqueles desenhos simples e pobres de informação e impor qualidade e precisão nos traços.
O curso é direcionado, também, para vestibulandos os quais irão se submeter ao teste de habilidades específicas para ingressarem no curso de Arquitetura e Urbanismo nas maiores universidades públicas brasileiras. CONHEÇA MAIS SOBRE O CURSO AQUI.
Gostou da matéria sobre o Teste de Habilidades Específicas? Então deixe seu comentário, sugestão e compartilhe nas redes sociais.
Pingback: Matemática na faculdade de arquitetura: o que fazer? - 44 ARQUITETURA