Piscina na cobertura e teatro no subsolo – conheça o SESC 24 de maio
O SESC 24 de maio com projeto da parceria entre Paulo Mendes da Rocha e o escritório MMBB pretende reocupar o centro paulistano.
Uma das questões urbanísticas e arquitetônicas contemporâneas mais preeminentes é saber de qual forma reocupar o centro das grandes cidades brasileiras. E São Paulo é um caso especial nesse sentido. O SESC (Serviço Comercial do Comércio) 24 de maio, inaugurado em 19 de agosto, advém com essa tônica. Trazer as pessoas de volta à região central, sobretudo a noite, após o horário comercial.
O projeto é assinado por um nos maiores nomes da Arquitetura no Brasil: Paulo Mendes da Rocha [Prêmio Pritzker em 2006] em parceria com o escritório MMBB. O edifício, onde a partir de agora terá as funções culturais e educativas do SESC, foi construído em 1941 para abrir a rede varejista MESBLA, a qual faliu em 2001.
Reavivar o centro
A localização é uma das mais emblemáticas de São Paulo. Próximo ao Theatro Municipal e à Galeria do Rock, por exemplo. Durante o dia, milhões de pessoas transitam pelos calçadões do centro histórico. No entanto, ao anoitecer e ao cerrar das portas de lojas e escritórios, tudo se transforma. A região torna-se semideserta. Para Mendes da Rocha, a ocupação é algo indispensável para a cidade, mas as coisas não precisam começar do zero. Como demolir um prédio desse porte para construir um novo SESC.

Projeto é de autoria de Paulo Mendes da Rocha em parceria com o escritório MMBB. || Imagem: Nilton Fukuda/Estadão
O edifício conta com 13 andares e 28 mil m² de área construída. No subsolo escavado, um teatro com capacidade de 245 lugares vai receber uma programação de dança, shows e espetáculos. Do lado de fora, um café vai atender o público que aguarda o início do espetáculo.
Diversos serviços
Os andares superiores vão abrigar uma praça, aberta entre as duas esquinas e com livre circulação de pessoas, a administração, convivência, restaurante, sala de leitura, exposições, oficinas e odontologia. Serão 14 consultórios odontológicos para atendimento público.
No oitavo andar, voltado para práticas esportivas, não terá quadras, mas ela foi substituída por uma parede de escalada e por aparelhos para ginástica artística e acrobática. O nono andar abriga mais uma área esportiva, além dos vestiários no anexo. No andar de cima, fica a sala de dança. Além do acesso por elevadores, Rocha projetou diversas rampas para estimular a circulação do público. Para o vencedor do Prêmio Pritzker, a ideia é o local ser uma extensão da rua que promova um ritmo de passeio pela cidade.

Áreas internas do novo SESC 24 de maio. || Imagem: Nilton Fukuda/Estadão
No 11.º pavimento, o jardim da piscina oferece mais uma área de convivência, com espelhos d’água e um café. E na cobertura, a linda piscina com a incrível capacidade para 400 pessoas. É preciso destacar, ainda, a sala de exposição de 1300 m². Os 12 mil títulos da biblioteca, a cafeteria, a brinquedoteca, sala para oficinas, entre diversos outros espaços. Todos igualmente marcados pela ausência de paredes, a onipresença de colunas, o concreto aparente e as enormes janelas de vidro que garantem que ninguém se esqueça que está no coração de São Paulo.
Cinco mil pessoas por dia
No coração do prédio, por sua vez, onde antes havia uma cúpula para iluminar a sobreloja, hoje se destaca um vazio, de 14×14 m, criado para integrar andares, ampliar alguns pés direitos e dar ao projeto a unidade e o ar que ele exigia. A expectativa é de receber cerca de cinco mil pessoas por dia, entre trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e população em geral,

A piscina na cobertura do edifício tem capacidade para 400 pessoas. || Imagem: Humberto Abdo/Estadão
Esse pode ser um primeiro passo para trazer mais vida, cultura, arte e diversão ao centro de São Paulo. A importância de projetos como esses é de primordial importância para que outros venham à sequência e mais que reavivar o centro, que seja um espaço democrático e de convivência a todos. Uma metrópole cosmopolita como São Paulo assim deseja e merece.
Onde fica o SESC 24 de maio
Endereço: Rua Vinte e Quatro de Maio,109 – República, São Paulo – SP – 01041-001
E-mail: email@24demaio.sescsp.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/sesc24demaio/
Horário: Terça a Sábado, das 9h às 21h
Domingos e feriados, das 9h às 18h.
Você deverá gostar também de:
CATEDRAIS COLONIAIS NA AMÉRICA LATINA. RIQUÍSSIMO ACERVO ARQUITETÔNICO
TRABALHAR COM ARQUITETURA E COMUNICAÇÃO VISUAL. QUANDO O PROJETO FALA
INVISTA EM SUA QUALIFICAÇÃO
Na faculdade, você aprenderá muita coisa. No entanto, boa parte de seus conhecimentos para ser um bom profissional de Arquitetura, Design ou Construção Civil, se dá fora dela. É o chamado “correr por fora”. Para te ajudar nessa jornada, a loja virtual da 44 ARQUITETURA, a 44 SHOP oferece os melhores cursos livres do mercado. Com a FORMAÇÃO ARQUITETURA PREMIUM TURBO você terá 7 cursos + curso de REVIT + e-Book + bibliotecas e tudo com certificado reconhecido em todo o Brasil. Aproveite!
Gostou da matéria sobre o SESC 24 maio? Comente e compartilhe em suas redes sociais.
Eu estou interessado. Mas sou angolano, que possibilidade de aderir e quanto custa a inscrição e todas despesas ?