ThyssenKrupp revela o primeiro sistema de elevador de movimento lateral do mundo
Thyssenkrupp revela primeiro elevador lateral do mundo – semelhante ao elevador de vidro de Willy Wonka. O mesmo foi instalado dentro de uma torre de teste de inovação criada na Alemanha.
Chamado de Multi, o sistema inovador foi desenvolvido pelo fabricante alemão de elevadores ThyssenKrupp .
Através do uso de múltiplas cabines magnetizadas, que operam no mesmo eixo em uma pista eletromagnética. O que vai permitir assim viajar lateralmente, bem como para cima e para baixo.
Aproveitando a tecnologia do motor linear desenvolvido para o trem “Transrapid” de levitação magnética. As cabines se movimentam e um eixo quando vão para cima ou para baixo, e andam na horizontal em outro eixo. Assim fechando um circuito contínuo, bem como um sistema de metro dentro de um prédio.
Os mecanismos do trocador, como os comutadores ferroviários, ajudam a guiar os carros. Afinal são montados com rolamentos de fibra de carbono chamados estilingues que lhes permitem mudar de direção.
Antony Wood, diretor executivo do The Council on Tall Buildings e Urban Habitat, saudou o sistema como “o maior desenvolvimento na indústria de elevadores desde a invenção do elevador de segurança há 165 anos”.
A ThyssenKrupp revelou pela primeira vez suas ambições de construir o sistema em 2014 .
Você também poderá gostar de:
Centro Internacional de Cultura e Artes Changsha Meixihu / Zaha Hadid Architects
Telhas fotovoltaicas: tudo o que você precisa saber
A empresa agora relata que o Multi pode atingir até 50% maior capacidade de transporte e reduzir a demanda máxima de energia em até 60% quando comparado aos sistemas de elevadores convencionais.
“Esses dois fatores significam uma melhoria dramática para os prédios altos”, disse a marca em um comunicado. “Além disso, uma vez que o Multi pode se mover lateralmente, bem como verticalmente, e sem limitações de altura, permite possibilidades sem precedentes na arquitetura e design de edifícios”.
Elevador Lateral – GANHANDO MAIS ESPAÇO
O elevador lateral em ímãs e motores, o Multi requer eixos menores do que os elevadores convencionais convencionais. A ThyssenKrupp diz que o sistema pode aumentar a área útil de um edifício em até 25%.
Atualmente, os usuais elevadores e escadas rolante podem ocupar até 40% do espaço de um prédio alto, dependendo da altura do edifício.
Além disso, requer menor potência de pico permitindo uma melhor gestão das necessidades energéticas do edifício.
“Acreditamos que a Multi é um verdadeiro game-changer que transformará verdadeiramente a forma como as pessoas se movem, trabalham e vivem no nosso ambiente construído”. Afirmou o presidente do conselho executivo da ThyssenKrupp, Andreas Schierenbeck, no lançamento do sistema.
“Isso reduzirá os tempos de espera para os usuários e aumentará significativamente os espaços dentro do prédio. Multi é uma oferta chave que realmente representa uma revolução histórica na indústria de elevadores”.
Após a instalação do sistema em três eixos na torre de teste ThyssenKrupp de 246 metros de altura em Rottweil, na Alemanha, a multinacional alemã anunciou que a OVG Real Estate seria o primeiro cliente da Multi.
O setor imobiliário europeu tem planos de instalar o sistema no novo edifício da East Side Tower, em Berlim, que foi promovido como o prédio de escritórios mais sustentável do mundo.
Da mesma forma, a Elena Larriba, formada recentemente pela Royal College of Art , revelou projetos para um sistema de transporte vertical com pedal. Diferente do elevador lateral, este permitiria que os moradores da cidade subissem pelas laterais dos edifícios, como uma alternativa de economia de espaço para elevadores e escadas.
Pingback: Conceito de transporte Vertical: Moradores subirão arranha-céu pedalando