O arquiteto de cada signo

banner blog pacotãp

Há quem acredite, há quem pouco se importe, mas quem nunca se identificou com alguma característica que os signos dizem sobre a sua personalidade? Não estamos falando de previsões do futuro, mas sim a identidade que cada uma dessas constelações nos apresenta.

signos capa

Os 12 conjuntos de estrelas representadores dos signos que hoje conhecemos foram padronizados ainda na Antiguidade, a partir da influência de imagens da mitologia de babilônios, egípcios e principalmente dos precursores da Arquitetura, os gregos e romanos. Os gregos antigos atribuíam aos conjuntos de estrelas situados na região do Zodíaco, histórias e lendas associadas com os feitos dos deuses e heróis. É isso mesmo, poucos sabem, porém, cada signo possui uma lenda da mitologia grega (tinha que ser!).

Mas como o assunto aqui é Arquitetura, por que não fazermos um raio-X de como é cada profissional tendo como base o seu signo?

ARQUITETO DE AQUÁRIO

signos aquario blog

“Eu desconstruo, logo existo”

Esses arquitetos tem uma grande abertura para novas ideias, suas mentes estão sempre programadas a encontrar caminhos diferentes para um bom projeto, consegue isso com muita facilidade, afinal, suas visões vão além daquelas de arquitetos regidos por outros signos. Esse é o signo dos inventores, da engenhosidade, com a habilidade de apresentarem propostas genais para resolver problemas em projetos, em obras ou em qualquer outro quesito que a Arquitetura demandar. Os arquitetos aquarianos gostam de aventuras e sem medo não hesitarão em utilizar novas técnicas ou acompanhar as últimas tendências do mercado – mesmo aquelas as quais os demais profissionais estão ainda reticentes. São altruístas e colocam os clientes à frente até mesmo das recompensas financeiras de seu trabalho. Nunca tente impor ou dar receitas prontas a ele, a rebeldia anda lado a lado com esse profissional, assim como, às vezes pode se meter em encrencas diante a se aventurarem com tantas ideias novas. Idealistas, dos arquitetos desse signo, podemos esperar projetos lindos e excêntricos.

Alguns grandes arquitetos que nasceram com sol em Aquário, como:

arquiteto de aquario

Ruy Othake – 27 de janeiro.
Lucio Costa – 27 de janeiro.
Alvar Aalto – 03 de fevereiro.

BANNER VOTE BLOG

 

ARQUITETO DE PEIXES

signos peixes blog

“Eu imagino, logo existo”

Estão aqui os Arquitetos com bastante habilidade para trabalhos em grupo, por isso possuem muito sucesso quando trabalham em grandes escritórios, construtoras, repartições públicas ou quaisquer lugares onde interajam com diversas pessoas. Os arquitetos piscianos pensam o todo ao invés da parte, por isso valorizam projetos voltados para o bem coletivo, como escolas, teatros, conjuntos residenciais, ou então, se destacam como excelentes urbanistas. Possuem tamanha sensibilidade para conceberem projetos os quais tenham o máximo de eficiência aos clientes. Peixes é, sem dúvida, um signo ideal para estar envolvido com a Arquitetura, pois as vidas dos regidos por ele estão extremamente ligadas com a arte e a criatividade. Fé é um importante ingrediente em seus projetos, pois eles certamente acreditam e muito naquilo que realizam. Em caso de trabalharem por conta própria, esses profissionais são queridos pelos clientes, sendo a empatia uma de suas maiores qualidades ao se solidarizarem com os problemas e sonhos das pessoas que os procuram. Entre os problemas é a dificuldade em se concentrarem em projetos pequenos ou limitados em número de pessoas beneficiadas por eles.

Não é à toa que temos na lista de grandes Arquitetos piscianos como:

arquitetos de peixes

Frank Gehry – 28 de fevereiro.
Marcio Kogan – 6 de março.
Luis Barragan – 9 de março.
Jeanne Gang – 19 de março.

BANNER VOTE BLOG

 

ARQUITETO DE ÁRIES

signos aries blog

“Eu conquisto, logo existo.”

Os arquitetos regidos pelo sol em Áries são os mais espontâneos de todos! Profissionais de Arquitetura desse signo são movidos por um tipo de energia que os impulsionam por fazerem seus nomes ser sempre lembrados. Esses profissionais possuem forte tendência a conceber ideias de forma instantânea e justamente por viverem o hoje e o agora, querem ver logo seus projetos acontecerem. Os arquitetos arianos farão importantes alianças ao longo da carreira e saberão extrair delas todas as vantagens possíveis para o sucesso profissional. Extremamente produtivo em suas mãos tudo tem rendimento excepcional, pois energia e ânimo não faltam, inclusive, para encarar mais uma noitada de projetos quando preciso. São bastante criticados por não saberem lidar com a impulsividade, mas justamente pelo fato de os críticos não entenderem que essa é a maneira dos arquitetos arianos trabalharem, quando houver falhas devido ao ritmo, possuem a habilidade de se recuperarem rapidamente e projetar algo até mais grandioso que o original. Com eles não tem conversa, na obra ou debatendo ideias em um escritório, sempre sairá “tiro, porrada e bomba”, afinal confiam muito em seus pensamentos e em suas fortes convicções.

No mundo da Arquitetura, podemos destacar grandes arquitetos arianos geniais como:

arquitetos de áries

Mies Van Der Rohe – 27 de março.
Leonardo da Vinci – 15 de abril.

BANNER VOTE BLOG

 

ARQUITETO DE TOURO

signos touro blog

“Eu tenho, logo existo.”

Nos arquitetos de Touro encontraremos a pulsão da vida! Os caras fazem a coisa acontecer e não estão para brincadeira, são os profissionais com maior número de projetos realizados. A confiabilidade também é uma importante marca. Confiar um projeto, uma maquete ou qualquer tipo de trabalho em suas mãos é totalmente seguro, pois tenha certeza que estará lá no dia da apresentação com tudo pronto, pois suas persistências em fazer acontecer são admiráveis! O ritmo pode até ser lento em algumas ocasiões, no entanto, dificilmente falharão. Prezam pelo luxo e por basicamente viverem famintos podem ser grandes especialistas em cozinhas, áreas de churrascos ou espaços gourmets. Porém, estão bastante enganados os que acreditam essa forme ser apenas por comida: ela é também pelo desejo de criar tudo de mais belo e que venha a valorizar o usuário. A sensualidade dos arquitetos regidos por esse signo acaba sendo transmitida aos projetos, são muito sedutores. As pessoas admiram grandemente os projetos criados por arquitetos taurinos e sentem vontade de entender o funcionamento e explorar aquele grande feito.  Um grande problema dos taurinos é o de aceitarem projetos demais e ficarem sobrecarregados, mas sem darem o braço a torcer ou deixar a desejar.

E claro, entre os taurinos estão grandes profissionais de renome mundial como:

arquitetos de touro

Daniel Libeskind – 12 de maio.
Walter Gropius – 18 de maio.

BANNER VOTE BLOG

 

ARQUITETO DE GÊMEOS

Ssignos gemeos blog

“Eu penso, logo existo.”

Primeiro ponto dos arquitetos geminianos: conseguem exprimir suas ideias, evidenciar os pontos positivos dos projetos e deixar tudo plenamente explicado! Os clientes dos profissionais de Arquitetura desse signo dificilmente sairão de seus escritórios com dúvidas, e certamente nas grandes empresas, são sempre os escolhidos a apresentarem os projetos nas reuniões, pois auferem dominância na linguagem e na comunicação. No processo de elaboração, possuem eficiência em conversar, discutir, questionar, até mesmo se tiverem que falar sozinhos, pois precisam extravasar da mente os inúmeros raciocínios brilhantes. Com tamanha habilidade são considerados a luz no fim do túnel para muitos clientes. Desses arquitetos, podemos esperar projetos que se adaptam muito bem ao entorno, além disso, a curiosidade dos arquitetos de Gêmeos de entenderem como funciona a Arquitetura em todos os campos os fará sempre profissionais criativos e especializados. Carismáticos e com um ótimo senso de humor, conquistam clientes, empresas e o mundo se assim eles desejarem. Um defeito pode ser o fato de falar antes da hora ou expor demais a terceiros aquelas ideias as quais deveriam ficar restritas a eles.

Entre os grandes nomes da Arquitetura, aqui podemos citar nada mais nada menos que os geminianos:

arquitetos de gemeos

Frank Lloyd Wright – 8 de Junho.
Toyo Ito – 1 de junho.

BANNER VOTE BLOG

 

ARQUITETO DE CÂNCER

signos cancer blog

“Eu sinto, logo existo”.

Os arquitetos cancerianos prezam muito pelas origens no universo da Arquitetura. São pessoas que adoram ir a fundo naquilo que gostam, sendo nesse caso, a Arquitetura. Gostam de entender os pormenores da utilização de determinados tipos de materiais em suas obras, os detalhes certos das técnicas construtivas ou ir além, como conhecerem mais da importância da Arquitetura como um objeto de qualidade de vida para o ser humano e a sociedade. A sensibilidade e percepção aguçadas farão com que os olhares clínicos desses profissionais apontem de imediato problemas e soluções nos projetos em que desenvolvem ou simplesmente ao admirarem outras construções mundo afora. A lealdade com a Arquitetura dos cancerianos é algo que os arquitetos de outros signos deveriam se espelhar, pois esses profissionais nunca  partirão para caminhos obscuros da profissão como, por exemplo, deixar de valorizar seus trabalhos com propostas mesquinhas ou praticar a concorrência desleal. São, por isso, grandes defensores e lutadores pela profissão em nosso país. A procrastinação, no entanto, é um defeito desses arquitetos, mas aqueles que souberem respeitar o seu tempo terão entregues por eles projetos invejáveis.

Não podemos deixar de destacar grandes arquitetos cancerianos como:

arquitetos de cancer

Vilanova Artigas – 23 de junho.
Antoni Gaudí – 25 de junho.
Alvaro Siza – 25 de junho.

BANNER VOTE BLOG

 

ARQUITETO DE LEÃO

signos leao blog

“Eu crio, logo existo.”

Se tivermos profissionais que reinam na Arquitetura são os de Leão. Eles basicamente “apropriaram” o universo arquitetônico para eles, afinal, basicamente possuem todas as qualidades que um profissional da Arquitetura necessita ter. Um dos maiores atributos é o de terem plena consciência do importante papel a desempenharem, sendo assim, são determinados em seguir em frente e lutar contra todas as adversidades existentes para a finalização do projeto e para que esse se concretize da forma mais próxima possível daquela imaginada por eles. Interligado ao amor próprio típico dos regidos por esse signo, uma obra arquitetônica de um leonino provém com uma enorme vontade de brilhar e se destacar diante às demais e não importa o tamanho do projeto – de um simples ambiente a uma construção faraônica, a personalidade dos leoninos estará inserida neles. Em suma, projetos realizados por eles, nunca passam despercebidos. A liderança está enraizada em suas personalidades, pois sabem muito bem como distribuírem as funções em um grupo de trabalho, desde que sejam os líderes. Tendo em vista essas características, muitos os pintam como arrogantes, mas contrário disso, quando os conhecem verdadeiramente, se rendem ao carisma e aceitam muito bem suas ideias, lhes depositando toda sua confiança. Arquitetos leoninos tem o dom de unirem suas generosidades exacerbadas e um coração nobre, mas precisam urgentemente aprender a dizer não de vez em quando. Sobre a criatividade? Esse é o momento em que leoninos se casam definitivamente com a Arquitetura! Suas mentes tem a facilidade de viajar pelos mais longínquos lugares e trazer a tona formas e funções que deixarão qualquer um de queixo caído. Preparem os holofotes e não somente para iluminar as suas obras, mas também para aplaudi-los de pé, não necessitando de muito esforço para conseguir essa proeza.

Há uma grande lista de leoninos de renome na Arquitetura, dentre eles separamos alguns para você entender não existir exagero no que relatamos sobre os regidos por esse signo:

arquitetos de leao

Santiago Calatrava – 28 de julho.
Sou Fujimoto – 4 de agosto.
Burle Marx – 4 de agosto.
Shigero Ban – 5 de agosto.
Kengo Kuma – 8 de agosto.
Paulo jacobsen – 10 de Agosto.
Jean Nouvel – 12 de agosto.

BANNER VOTE BLOG

 

ARQUITETO DE VIRGEM

signos virgem blog

“Eu analiso, logo existo.”

Sem os virginianos a Arquitetura não seria a mesma, pois neles encontramos a simplicidade funcional, sendo um dos objetivos, o aperfeiçoamento do mundo que os cerca. Eles sabem perfeitamente distinguir aquilo que funciona e o que não funciona em um projeto, e prepare-se, pois por serem críticos natos não deixarão nenhum detalhe passar despercebido, promovendo a intensa harmonia desses detalhes, com vista à praticamente atingirem a perfeição no resultado final. O perfeccionismo dos regidos por Virgem é impressionante, com isso, projetos de interiores desenvolvidos por eles são fascinantes. Em relação aos trabalhos maiores a marca registrada será a funcionalidade e a organização. Projetos dos virginianos não dispensam um belo detalhamento, pranchas organizadas e cotas minuciosas, sendo assim, nunca tente criticar um projeto de arquitetos de Virgem se não tiver plena razão, embasamento e conhecimento naquilo que diz, pois odeiam mudanças sem critérios. Por exemplo, no período de graduação são os estudantes os quais mais se irritam com a instabilidade e constantes mudanças nos projetos por parte dos professores. Temos um aqui um profissional muito generoso e que tem orgulho daquilo que faz. Seus grandes problemas são o de serem metódicos em demasia, por isso muitos podem os subjugar como chatos ou insuportáveis.

Entre os grandes nomes da arquitetura podemos citar os virginianos:

arquitetos de virgem

Louis Sullivan – 3 de setembro.
Tadao Ando – 13 de setembro.
Gio Ponti – 16 de setembro.

BANNER VOTE BLOG

 

ARQUITETO DE LIBRA

signos libra blog

“Eu me relaciono, logo existo. ”

Os arquitetos librianos são profissionais que colocam sentimentos em seus projetos, sendo esses baseados em seus relacionamentos com as pessoas e com tudo aquilo que interfere diretamente em suas vidas. Possuem o dom de se relacionarem e se colocarem no lugar antes de traçar seu primeiro esboço, e então, partir para a realização concreta do sonho daqueles os quais recorrem a eles para isso. Mas a indecisão é uma marca forte antes de finalizarem seus projetos, mudanças e mais mudanças se fazem necessárias, para então, suas obras primas acontecerem definitivamente. Diplomatas natos, em momento de trabalhos em equipe prezarão sempre pelo consenso e pelo bom relacionamento entre os integrantes. Suas bagagens culturais são aliadas fortes e assim saberão entender perfeitamente as necessidades dos projetos, independentemente da dimensão destes. O charme e a vaidade característicos dos arquitetos librianos também são transmitidos para suas obras, tornando-as belas e grandiosas.  Mais uma vez, como problema está a indecisão e a instabilidade. Gosta de mudar suas ideias em um projeto como troca de roupa.

Na galeria dos grandes arquitetos temos librianos temos mestres como:

arquitetos de libra

Le Corbusier – 6 De outubro.
Carlos Bratke – 20 de outubro.

BANNER VOTE BLOG

 

ARQUITETO DE ESCORPIÃO

signos escorpiao blog

“Eu transformo, logo existo. ”

Arquitetos escorpianos são profissionais de pulso forte, firmes em suas decisões e sabem muito bem como controlar o destino do projeto, ou seja, ele não dá ponto sem nó. Eles também se incomodam muito com modificações em seus projetos após tanto esforço para firmarem sua marca diferenciadora em uma futura obra.  Em hipótese alguma tente enganá-los e esses profissionais abominam clientes que “ciscam” de escritório em escritório em busca de vantagens e ai daqueles que ousarem copiar seus projetos. São profissionais sérios e dedicados e se dão muito bem com estudos de caso, sendo ótimos pesquisadores, buscam o conhecimento para implementarem projetos os quais possam vir a revolucionar a vida desde uma família até uma cidade inteira. Não se nivelam por baixo, querem sempre o destaque em tudo aquilo que projetam.  As atrações que sentem pelo novo, pelo diferente e até mesmo pelo proibido são como bombas geradoras de energia e motivação para a carreira, sendo também arquitetos vocacionados a receberem prêmios e condecorações em concursos. Devido justamente à sua personalidade forte, o embate e a criação natural de atritos corresponde ao ponto fraco desses profissionais.

A casa de Escorpião já nos deu grandes nomes na Arquitetura mundial, entre eles temos:

arquitetos de escorpiao

Paulo Mendes da Rocha – 25 de outubro.
Kazuyo Sejima – 29 de outubro.
Zaha Hadid  – 31 de outubro.

BANNER VOTE BLOG

 

ARQUITETO DE SAGITÁRIO

signos sagitario blog

“Eu expando, logo existo”

Os arquitetos sagitarianos possuem o poder da dualidade, eles sabem caminhar e muito bem pela linha tênue entre o real e o imaginário, e o que isso o ajuda na Arquitetura? Essa é uma qualidade inerente com a carreira, quem sabe dominá-la, e os arquitetos de Sagitário sabem muito bem, já estão a um passo do grande êxito. A imaginação fértil de alta potencialidade criativa faz com que eles enxerguem sua obra prima edificada e funcionando antes mesmo de traçar uma única linha no papel. Não espere dos arquitetos sagitarianos projetos medíocres, pois quase sempre ultrapassarão todas as expectativas possíveis. Esses profissionais prezam por sua relação com o público, pois gostam de pessoas, gostam de conversar e a cada conversa sua mente capta novos aprendizados. São incentivadores de sonhos e justamente por odiarem ser limitados em qualquer situação, nunca dizem aos clientes algo ser “impossível”.  O otimismo característico é um cartão de visitas. Não prenda arquitetos de Sagitário em escritórios, obras ou empresas, pois dentro deles há uma fera com sede de desbravar o mundo, conhecer lugares e construções, vivenciar realidades bastante distintas da sua e aprender “in loco” como funciona a Arquitetura de cada lugar do planeta. Viajar para os sagitarianos não é somente pelo prazer é para preencher a bagagem de conhecimento tão importante nessas mentes poderosas e sonhadoras, refletindo isso diretamente em seus projetos. Dentre outras qualidades podemos destacar o espírito de competitividade desses profissionais, sempre orgulhos de seus trabalhos desenvolvidos. Os principais defeitos dos arquitetos sagitarianos é a leve preguiça, a procrastinação e a não aceitação em serem limitados ou presos por pessoas, empregos, chefes, lugares…

Entre os grandes nomes da Arquitetura podemos destacar dois sagitarianos natos, sendo que um deles tem suas obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo:

arquitetos de sagitario

Oscar Niemeyer – 15 de dezembro – Sagitário
Lina Bo Bardi – 5 de Dezembro – Sagitário

BANNER VOTE BLOG

 

ARQUITETO DE CAPRICÓRNIO

signos capricornio blog

“Eu construo, logo existo. ”

Arquitetos capricornianos sentem muito prazer em mostrar trabalho e esforço no campo da Arquitetura. São ambiciosos, sim por dinheiro, mas não somente, eles têm ambição de verem seus projetos no estágio final e cumprindo tudo o que precisa ser cumprido. Os arquitetos de Capricórnio não medirão esforços para verem em pleno funcionamento aquelas ideias que formigavam em suas mentes. São profissionais racionais e não dão um passo ou não fazem uma modificação no projeto sem antes serem milimetricamente calculadas e muito bem definidas. Na profissão, encaram qualquer desafio por não se sentirem intimidados, por isso, nas obras tocadas por capricornianos eles são multifuncionais e fazem o que for preciso para dar seguimento: consertar, criar/inventar soluções rápidas e desenrolar problemas são  as dádivas desses personagens extremamente adaptados à construção civil. O foco e a concentração do capricorniano revelam, ao final, projetos práticos e funcionais. O realismo exacerbado pode ser encarado como um problema, ou enxergado como pessimismo por muitos, mas isso nada mais é que um “auto seguro” para que seus clientes não passarem por problemas sérios com seu projeto no futuro. Seguramente é o arquiteto que poderia muito bem utilizar a seguinte frase em seu cartão de visitas: “Pode confiar, sou de Capricórnio.”

Dentre os grandes nomes da Arquitetura mundial podemos destacar:

arquitetos de capricornio

Rino Levi – 31 de dezembro.
João Filgueiras Lima – 10 de Janeiro.

Se você gostou deste artigo comente, compartilhe e não deixe de votar na 44 Arquitetura no Prêmio Influenciadores Digitais 2017, basta clicar no banner abaixo, se cadastrar e ir votando nas categorias, é possível pular as cartegorias da qual você não conheça os participantes!

BANNER VOTE BLOG

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG