Como lidar com os cálculos na faculdade de arquitetura?
Tem muita matemática na faculdade de arquitetura? É pergunta frequente a todos que estudam ou pretendem ingressar na área.
Situação bastante frequente por quem pretende cursar arquitetura ou alunos da graduação é compreender se o curso de Arquitetura e Urbanismo é enquadrado como uma carreira de exatas ou humanidades. Primeiro é preciso entender que, a graduação em arquitetura é multidisciplinar. Ou seja, envolve diferentes áreas de conhecimento.
Formalmente, Arquitetura e Urbanismo é um curso de Humanas. Mais especificamente na categoria de Ciências Sociais Aplicadas. Quem estuda arquitetura tem formação em análise crítica, sociológica e filosófica. E disciplinas que envolvem de História à Sociologia. De Psicologia ao Direito. Além, obviamente, do conteúdo focado e direcionado aos projetos arquitetônicos.
Mas justamente por este caráter multidisciplinar, a graduação em arquitetura e urbanismo conta com diversas cadeiras de disciplinas exatas. Há matemática na faculdade de arquitetura, e bastante. Claro que, não são cálculos puros como aqueles encontrados na Engenharia Civil. Mas tenha certeza que podem causar dor de cabeça a quem não gosta de números.
Tudo isto, no entanto, varia conforme o perfil de cada instituição a qual oferece o curso. Por isso, é sempre importante analisar a grade curricular e comparar antes de ingressar na graduação.
A MATEMÁTICA NA FACULDADE DE ARQUITETURA PODE ESTAR EM:
– Geometria Descritiva
– Cálculo Diferencial e Integral
– Física Térmica e Ondulatória
– Topografia e Desenho Topográfico
– Resistência dos Materiais
– Cálculos Estruturais
– Dinâmica de Solos e outros;
Como alunos de arquitetura lidam com outras disciplinas as quais exigem tempo, concentração e dedicação (como as de projeto), muitos caem na bobagem de subestimar ou até negligenciar as matérias exatas. Correr atrás do prejuízo pode ser custoso e trabalhoso. Por isso, o ideal é seguir as dicas abaixo:
1 – CONSULTE LIVROS DE CÁLCULOS
Exercite o hábito de frequentar a biblioteca da faculdade. A prática é condição primordial para o bom rendimento de qualquer estudante e em qualquer curso. Consulte bons livros para cálculo de estruturas, física aplicada à construções, resistência de materiais, entre outros. Fazer isso é importante para melhorar o entendimento das matérias, tirar dúvidas pontuais, praticar exercícios e tudo ficar mais claro na sala de aula.
2 – ORGANIZE-SE
A boa organização do tempo e dos métodos de estudos é bastante positiva para melhorar os rendimentos em cálculos. Sabemos que outras disciplinas tomam bastante tempo nos seus estudos. Mas é preciso reservar algumas horas ou até um dia inteiro para estudar com seriedade as matérias exatas. A quantidade de horas vai depender do grau de dificuldade com a matéria. Varia de pessoa para pessoa. O problema é que em muitos casos, os alunos justamente pela dificuldade e pelo desinteresse acabam não reservando sequer dez minutos para estudar essas disciplinas.
3 – TIRE O MÁXIMO DE DÚVIDAS POSSÍVEL
Na sala de aula e na hora. Não tenha vergonha dos colegas! Não julgue suas perguntas como bobas ou inocentes e não deixe para fazê-las no final da aula, as faça preferencialmente durante a explicação. É por medo da pergunta ser “boba demais” que muitos erram questões “boba demais” na prova e compromete o semestre todo.
4 – FAÇA EXERCÍCIOS
Exatas é prática. Sem muito mais a dizer, resolva o exercícios. E tenha em mente ser mais importante a qualidade do que a quantidade. Se você resolver 10 exercícios de forma bem feita e com entendimento, valerá mais que resolver 100 de forma “meia boca” ou não chegando ao resultado.
5 – ENTENDA A APLICABILIDADE
O ponto positivo da matemática na faculdade de arquitetura é que ela geralmente não ocorre de forma pura. São cálculos aplicados. Então, entenda o processo de aplicabilidade e por qual razão aquele cálculo é desenvolvido. Deve-se ao máximo enxergar a razão dele em um projeto e tudo ficará mais claro e mais gostoso, tenha certeza.

Cálculo de ferragem – Prof. Renato.
6 – MONTE GRUPO DE ESTUDOS
Estudar matérias exatas em grupo é super importante. Em momentos de interação, é possível tirar dúvidas e resolver exercícios em conjunto. Sempre haverá um colega bom no assunto, o “professor”, ajudando aos que possuem maiores dificuldades e também a si mesmo.
7 – ENSINE SEUS COLEGAS
Relacionado ao tópico acima, caso você possua maior facilidade ou tenha compreendido bem a matéria, ensine seus colegas. Essa prática é tudo de bom e só traz benefícios! Estudos comprovam que estudantes tem 90% de chances de fixar um conteúdo quando você ensina a outra pessoa. Aprendeu? Está confiante? Passe a frente.
Na falta de um colega para ensinar, é possível utilizar um gravador. Converse com o gravador como se estivesse ensinando alguém. Na pior das hipóteses, terá criado um material em áudio para estudar paras as provas.
O mais importante é não desistir das matérias ou do curso por conta de cálculos ou matemática na faculdade de arquitetura. Este conteúdo é necessário e de extrema importância para uma boa formação. Afinal, o arquitetos utilizará em quase tudo na carreira.
Se você gostou do assunto sobre matemática na faculdade de arquitetura, deverá gostar também de:
1 – 10 DICAS DE SOBREVIVÊNCIA AOS ESTUDANTES DE ARQUITETURA
2 – SAIBA TUDO SOBRE O TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICAS
3 – O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES
4 – ACABE DE ME FORMAR EM ARQUITETURA. O QUE FAZER?
Na faculdade, você aprenderá muita coisa, mas muita coisa você precisará aprender por fora. Para te ajudar nessa jornada, a loja virtual da 44 ARQUITETURA, a 44 SHOP oferece os melhores cursos livres do mercado. Com a FORMAÇÃO ARQUITETURA PREMIUM TURBO você terá 7 cursos + curso de REVIT + e-Book + bibliotecas e tudo com certificado reconhecido em todo o Brasil. Aproveite!
Compartilhe este cpnteúdo sobre matemática na faculdade de arquitetura aos seus amigos e em suas redes sociais.