Disciplinas de cálculos na faculdade de Arquitetura. Como lidar?

Uma dúvida muito frequente por todos que pretendem cursar Arquitetura ou mesmo aqueles que já estão na universidade é saber explicar se o curso de Arquitetura e Urbanismo é considerado da área de Exatas ou da área de Humanas.  A graduação em Arquitetura é multidisciplinar envolvendo diversas áreas de conhecimento. Como na área de Exatas, pois temos a atribuição da construção e do cálculo estrutural e de fundação dessa edificação. Na área de Ciências Sociais e Humanas, porque trabalhamos com a psicologia da forma, com a história da evolução do pensamento arquitetônico, das artes e das cidades. Temos uma formação de análise crítica e filosófica, contamos com a Sociologia Urbana e com Direito Urbano e temos, é claro, uma linha específica dos projetos de Arquitetura.

vem ai

Portanto, diversas são as disciplinas do curso as quais abrangem diretamente cálculos matemáticos. Obviamente, estes cálculos não são tão puros como aqueles encontrados na grade de Engenharia Civil, mas pode dar muita dor de cabeça, sobretudo, a quem não tem tanta afinidade com disciplinas exatas ou julgavam o curso como sendo integralmente de Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.

Algumas das disciplinas basicamente encontradas no curso de Arquitetura:

– Geometria Descritiva

– Cálculo Diferencial e Integralprofessor-matematica-escola

– Física Térmica e Ondulatória

– Topografia e Desenho Topográfico

– Resistência dos Materiais

– Cálculos Estruturais

– Dinâmica de Solos e outros;

Lembrando que estas disciplinas podem variar de instituição para instituição. Algumas dão maior foco em matérias exatas outras menos.

No entanto, o estudante de Arquitetura lida com diversas outras disciplinas que o exigem muito esforço e concentração, por isso, as de exatas não podem se tornar uma dor de cabeça e, para tanto, seguem algumas orientações de como lidar melhor com as cadeiras as quais envolvem cálculo na faculdade.

1 – CONSULTE LIVROS DE CÁLCULOS

Criar o hábito de frequentar a biblioteca da faculdade é condição primordial para o bom rendimento de qualquer estudante e em qualquer curso. No entanto, não se deve visita-la somente com a finalidade de consultar livros os quais você tenha afinidade. A consulta de bons livros para cálculo de estruturas, Física aplicada à construções, resistência de materiais, entre outros, são de muita valia para melhorar o entendimento das matérias, tirar dúvidas pontuais, praticar exercícios e tudo ficar mais claro na sala de aula.

2 – ORGANIZE-SE

A boa organização da sua agenda e de seus métodos de estudos fará muita diferença para evoluir positivamente nas disciplinas de cálculos. Isso em razão de que apesar das outras disciplinas tomarem bastante tempo nos seus estudos, você deverá tirar algumas horas ou até um dia inteiro para estudar profundamente as matérias exatas. Claro que, a quantidade de horas ou o período programado para tal vai depender do grau de dificuldade o qual você tenha com a matéria. O problema maior é que muitas vezes, os alunos justamente pela dificuldade e pelo desinteresse acabam não reservando sequer dez minutos para estudar essas disciplinas.

3 – TIRE O MÁXIMO DE DÚVIDAS POSSÍVELcalculo estrutural_zz9022848

Na sala de aula e na hora. Não tenha vergonha dos colegas, não julgue suas perguntas como bobas ou inocentes e não deixe para fazê-las no final da aula, as faça preferencialmente durante a explicação. É por medo de sua pergunta ser “boba demais” que você acaba errando uma questão “boba demais” na prova e comprometendo seu semestre todo.

4 – FAÇA EXERCÍCIOS

Exatas é prática. Sem muito mais a dizer, resolva o exercícios. E tenha em mente ser mais importante a qualidade do que a quantidade. Se você resolver 10 exercícios de forma bem feita e com entendimento, valerá mais que resolver 100 de forma “meia boca” ou não chegando ao resultado.

5 – ENTENDA A APLICABILIDADE

O legal das matérias envolvendo cálculo na faculdade de Arquitetura é que esses geralmente não estão em sua forma pura, eles são aplicados. Então, entenda o processo de aplicabilidade, por qual razão você está desenvolvendo aquele cálculo e onde ele se encaixará em um projeto ou trabalho e tudo ficará mais claro e mais gostoso, tenha certeza.

Cálculo de ferragem - Prof. Renato.

Cálculo de ferragem – Prof. Renato.

6 – MONTE GRUPO DE ESTUDOS

Estudar matérias exatas em grupo é super importante. Nesses momentos de interação, você poderá tirar dúvidas, resolver exercícios em conjunto e, sempre um colega poderá servir de “professor”, ajudando aos que possuem mais dificuldades e a si mesmo.

7 – ENSINE SEUS COLEGAS

Relacionado ao tópico acima, caso você possua maior facilidade ou tenha compreendido bem a matéria, ensine seus colegas. Você só terá a ganhar com essa prática! Estudos comprovam que você tem 90% de chances de fixar um conteúdo na sua cabeça quando você tenta ensiná-lo para alguém do que quando você tenta aprendê-lo sozinho apenas lendo e respondendo exercícios.

Na falta de um colega para ensinar utilize um gravador e dê sua aula para ele. No final você terá posto em prática a dica 7 e de quebra terá acumulado um material em áudio para estudar paras as provas.

O mais importante é não desistir das matérias, e principalmente do curso, por conta das disciplinas envolvendo matemática ou cálculo. Elas fazem parte e são de extrema importância, pois você as utilizará em quase tudo na carreira, mas a Arquitetura é demasiadamente rica e se você não gosta da cadeira em si ao envolvê-las com todos os outros conteúdos irá amá-las por igual.

banner premio

 

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG