Dicas de como complementar sua faculdade de Arquitetura

pacotão abril 02

Um grande erro de muitos estudantes de Arquitetura é o de acreditar fielmente que, somente com seu curso de graduação, estará preparado para enfrentar o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, por sinal. Obviamente, existem faculdades e universidades brasileiras as quais oferecem graduação de excelência em Arquitetura e Urbanismo, porém, existem práticas e conhecimentos que só a vivência e a busca de conhecimentos fora da sala de aula pode proporcionar ao aluno e futuro profissional.

Denise Blankenberger, a sophomore architecture major, works on a model that she based on zebra stripes. Architecture students spend many hours working on their projects in the Architecture Building. DN PHOTO EMMA ROGERS

Denise Blankenberger, estudante de Arquitetura DN PHOTO EMMA ROGERS

A 44 ARQUITETURA vai tratar então, justamente deste assunto e reunimos algumas atividades as quais, certamente, são essenciais para aumentar sua bagagem de conhecimento, seu portfólio profissional no futuro e, sem dúvida, conhecer mais a carreira o qual decidiu seguir – a amada Arquitetura.

Estágio

Uma ótima maneira de colocar em prática o que você aprende nas salas de aula é através de um estágio. É nele que você começa a vivenciar as rotinas profissionais da área.  Além de aprender o que não é ensinado nas Universidades, o estágio também ajuda a perceber e decidir os aspectos da profissão que você mais gosta e pode direcionar o foco da sua graduação.

Os estágios remunerados também são a chance de começar a ter renda a partir da profissão mesmo antes de se formar. A dica é economizar o dinheiro para investir – sempre que possível – em cursos, atividades e upgrades na carreira.

IMG_5281

Iniciação Científica

Os projetos de iniciação científica são realizados dentro das próprias Universidades, com o acompanhamento de professores e especialistas. As pesquisas realizadas são muito importantes para manter a qualidade das Universidades em nível nacional e internacional.

Além disso, a maioria dos projetos de pesquisa são fomentados por órgãos federais, estaduais ou particulares, e representam uma oportunidade de vivenciar a escrita acadêmica, a sistematização de ideias e referências teóricas, a elaboração de relatórios e outras atividades importantes para que o estudante não encontre dificuldades durante as atividades propostas durante o curso superior.

dab26530-87b9-44c4-bf10-45b6f83d0b54

Projetos de extensão

Os projetos de extensão reúnem ações e programas em que os estudantes aplicam seus conhecimentos junto à comunidade. Tudo que é aprendido nas instituições de ensino deve ter a intenção de transformar a realidade social – assim, a extensão é uma oportunidade do estudante perceber como sua profissão é importante, e que fazer um curso superior é também um compromisso com a sociedade.

00000003

Intercâmbio

Até alguns anos atrás, cursar uma parte da graduação em outro país era algo caro e para poucos. Hoje, com o incentivo de diversos programas do governo e parcerias entre faculdades públicas e privadas, fazer intercâmbio é uma experiência incrível e possível. Conhecer a cultura de outro país e ainda aproveitar as oportunidades de ensino de uma Universidade internacional certamente irá mudar o jeito com que você enxerga a sua profissão e o seu próprio país.

Trabalho como Freelancer

Se você já fez estágio ou sabe fazer bem alguma atividade da profissão, aproveite o seu conhecimento para prestar serviços por um preço camarada – pode ser através dos desenhos ou até mesmo auxiliando no projeto de reforma da casa da família. Assim, você começa a ser reconhecido antes mesmo de receber o diploma, treina suas habilidades e ainda complementa sua própria renda mensal.

1765955_Hann-Lim-Lau-web

Cursos de software

Além de tudo isso, também é preciso dominar – ou ao menos conhecer – alguns softwares que auxiliam na execução de projetos de arquitetura, como o Revit, SketchUp, Autocad, Archicad e até mesmo o Pacote Adobe.

Para isso, é importante fazer um curso completo e que ensine os usos dos softwares de maneira fácil e intuitiva. A loja da 44 SHOP, por exemplo, oferece cursos voltados para estudantes e profissionais de Arquitetura, que ensina a trabalhar do básico ao avançado com os principais e mais necessários softwares: CLIQUE AQUI e conheça mais.

Fifth-year architecture student presentations

Congressos e palestras

As palestras e congressos são uma oportunidade de aprender mais sobre a prática da Arquitetura com especialistas e profissionais experientes que dominam o assunto. Além disso, o tempo investido nesse tipo de atividade pode ser convertido em carga horária na maioria das Universidades, facilitando a graduação e até mesmo diminuindo o número de disciplinas a serem cursadas.

pacotão abril 02

Autoria das dicas: Hometeka

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG