Essencial: aprenda a fazer você mesmo a grama para suas maquetes

número whats

A maquete de projetos é um dos trabalhos mais exigidos pelos professores no curso de Arquitetura e Urbanismo. Por meio de uma maquete é possível dimensionar, demonstrar e uma visualização mais nítida a respeito do trabalho o qual é desenvolvido pelo aluno, seja uma residência, escola, espaço público, monumentos, entre diversas outras possibilidades.  Apesar disso, a maquete muitas vezes se torna um pesadelo para boa parte dos estudantes, pois é um tipo de trabalho difícil, que ocupa muito tempo e pode ser bastante desgastante até o momento da entrega.

grama1

A construção de uma maquete bem feita demanda diversos tipos de materiais, principalmente quando nossa intenção é deixa-la o mais próximo possível da realidade a qual está na ilustração. Nas maquetes, tudo o que se assemelhar ao máximo com a realidade como pessoas, carros, iluminação e claro, uma grama bem cuidada vai deixar seu trabalho mais bonito e apresentável.

número whats

EU QUERO GRAMA, MAS COMO FAZER?

É agora que iremos resolver este problema. Neste post, daremos dicas de como fazer sua própria grama, gastando pouco e propiciando um resultado incrível. O melhor: você pode até fazer um estoque de gramas!

O QUE É PRECISO?

Para fazer a grama artificial, vamos mostrar um exemplo com pó de serra de madeira e tinta acrílica em tons verdes. Além disso, será preciso algumas ferramentas como: uma garrafa PET, um rolo, um par de luvas, uma peneira ou coador.

foto materiais

PASSO 1: Peneire o pó de serra a fim de separá-lo e deixar mais uniforme.

foto 01

PASSO 2: Na garrafa PET previamente cortada, coloque a tinta acrílica verde.

foto 02

PASSOS 3: Em seguida, despeje o pó de serra.

foto 03

PASSO 4: Utilizando uma luva, mexa com as mãos o pó de serra junto com a tinta até alcançar um tom verde uniforme.

foto 04

PASSO 5: Despeje em uma base de madeira ou isopor.

foto 05

número whats

PASSO 6: Espalhe bem na base ou isopor e coloque em local arejado para secar.

foto 06

PASSO 7: Depois de seco, utilize um rolo ou outro objeto cilíndrico e triture o pó de serra.

foto 07

PASSO 8: Basta guardar sua grama em um recipiente adequado. Se desejar é indicado peneirar novamente para separar grãos maiores que porventura estejam grudados aos menores.

foto 08

 

ESPESSURA:

Como você pode perceber, será a peneira ou coador que dará a espessura para sua grama. O ideal é fazer vários estoques de espessuras diferentes, para não utilizar sempre o mesmo tipo de grama em todas as maquetes.

foto 09

ESCALAS:

Em nosso exemplo, o pó de serra foi peneirado duas vezes e desta forma obtido uma grama bem fina, ideal para maquetes em escalas 1:100, 1:200 ou ainda menores. Pode também utilizar areia fina no processo, tingindo-a da mesma forma.

Em maquetes com escalas maiores (1:75, 1:50 ou maiores), é preciso utilizar pó de serra peneirado de forma mais grosseira. Nas próprias serralherias é fácil encontrar nas mais variadas espessuras. Outra dica é utilizar areia grossa ou fibra de vidro triturada.

Maquete residencial nas escala 1/50

Maquete residencial nas escala 1:50

número whats

PINTURAS:

Para a pintura da grama, é possível também utilizar o corante de roupas ou outras tintas que aderem fácil ao material. O interessante é fazer testes e verificar qual chega melhor ao resultado esperado.  Recomendamos que após a aplicação você utilize, também, outros tons de verde, de amarelos ou marrons, aplicando com um pincel e dando leves golpes na grama para garantir um efeito ainda mais realístico como na imagem abaixo.

grama2

APLICAÇÃO:

Para aplicar sua grama na maquete é muito fácil, basta despejar um pouco de cola branca no local desejado e ir pincelando uniformemente pela base, depois disso basta espalhar a grama sobre o local da cola e ir chacoalhando a base até a amesma ir escorregando e cobrindo totalmente a cola espalhada. Lembre-se, reaproveite a grama que sobrará na base tombando-a e recolhendo-a de volta no recipiente para ser reutilizada nas próximas vezes!

 

E então? O que achou das dicas? Conte suas experiências e compartilhe mais dicas conosco!

 

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG