Escritório próprio de Arquitetura. Dicas imperdíveis para o sucesso!

Após cinco anos de faculdade e diversos desafios enfrentados e vencidos, surge aquela cruel dúvida para muitos estudantes de Arquitetura e Urbanismo a respeito a que rumo tomar em sua vida profissional. Há diversas áreas de atuação e campos de trabalho para arquitetos e urbanistas no Brasil, no entanto, o sonho de ser proprietário de seu próprio escritório, empreender e conquistar sucesso trabalhando de forma autônoma é quase uma unanimidade.

número whats

A equipe da  44 ARQUITETURA passou por esta fase e preparamos alguma dicas de como se aproximar do tão almejado sucesso. Uma questão primordial é que, além de abrir o escritório, é preciso poder sobreviver dele.

Vamos às dicas:

– defina bem o seu foco: o que você quer ser quando seu escritório se tornar referência? Você deve se definir como profissional e, sobretudo, acreditar naquilo o que está desempenhando.

– inspire-se: é muito importante você não apenas manter contato como se inspirar e pedir conselhos com profissionais já estabelecidos na área. Certamente há muito o que aprender com eles.

– pense na estrutura: onde funcionará meu escritório? Existe muita diferença entre alugar um espaço – e também o local onde ele será alugado (se no centro de uma cidade ou em uma região mais afastada) ou até mesmo em uma sala ou home-office o qual pode ser estruturado dentro de sua própria casa.

– de quanto eu preciso?: pensar no investimento também é importante. Geralmente você irá precisar de além do local para trabalhar, computador, telefone, internet, materiais de escritório e alguns gastos com marketing (caso pense nisto).

sucesso2

– considere trabalhar em equipe ou em conjunto: muitas vezes é de grande valia você associar seu escritório a outro mais renomado com a finalidade de tocarem em conjunto um projeto. Em projetos grandes,  estes escritórios costumam terceirizar uma parte do trabalho, então, é sua hora de mostrar que sabe fazer e muito bem.

– não menospreze pequenos projetos: a obsessão por grandes projetos pode existir, mas jamais os pequenos projetos devem ser menosprezados.  Inclusive, de início, são eles os que mais aparecem e são de grande utilidade para você firmar sua identidade.

– internet: não precisa dizer muita coisa sobre esta ferramenta. Ela é sua aliada. Invista em fotos, portfólios, páginas em redes sociais – use o Facebook ou o Snapchat para expor seus trabalhos, por exemplo. Exponha e demonstre seus trabalhos, muitas vezes a preços bastante acessíveis.

número whats

– todos são importantes: o bom relacionamento com fornecedores, fabricantes de móveis, lojistas, é de extrema valia. Através deles, por exemplo, você pode prospectar muitas oportunidades de trabalho e clientes.

– networking pessoal: fazer sua rede de relacionamentos pessoais é válido como estudante e como profissional. Assim como a dica acima, é primordial que você tenha bons relacionamentos e não perca as chances de falar sobre seu trabalho, mesmo que sutilmente. A qualquer momento e nos lugares mais inesperados pode surgir um novo cliente.

– aprimore-se: faça cursos, participe de oficinas, vá a eventos e feiras. Tudo isso, certamente, irá contribuir para um melhor desempenho e atuação em seu próprio escritório.

– ânimo sempre: podem ocorrer situações desanimadoras, principalmente em momentos de crise, mas é importante não desistir no primeiro obstáculo.  Apesar da concorrência crescente, há sempre espaço para o profissional que acredita e luta por fazer o seu melhor.

Claro que estas são apenas dicas. Não existe uma receita certa para o sucesso a qual basta unicamente seguir os passos e pronto. E há também uma série de variáveis influenciadoras, desde o perfil de cada profissional até a região onde ele vive. No entanto, pode ter certeza que, acrescentando as atitudes acima descritas ao investir em trabalhar por conta própria, seguramente, você está mais próximo do sucesso.

número whats

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG