Designer de Interiores: conheça sobre esta carreira em grande ascensão

 

Uma das carreiras cuja qual mais cresce a demanda por profissionais no Brasil é a de Designer de Interiores. Entretanto, muitas pessoas não conhecem o suficiente sobre este campo e as diferenciações como o curso de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo.  Existe um vasto campo de trabalho para profissionais de designer de interiores e também com remunerações muito variadas. Porém, cabe ao estudante procurar habilidades extras que ajudem a melhorar seu currículo e, consequentemente, colecionar mais vantagens competitivas para se dar bem no mercado de trabalho.

número whats

A carreira de design de interiores lida com o planejamento e criação de espaços de vivência ou de trabalho dentro de uma estrutura funcional e esteticamente agradável. Como este é um campo profissional bem definido, muitos designers estabelecem um foco para projetos de design residencial ou comercial. Alguns designers se especializam em um determinado tipo de espaço, como cozinhas e banheiros, ou se concentram em um tipo de solução de design, como eco-friendly, ou design verde. Outros, ainda, atendem a um determinado setor, como hospitalidade e espaços de design para hotéis e resorts. Devido às diferentes necessidades das empresas e da indústria e o aumento da demanda de remodelações das casas, há uma variedade de diferentes carreiras de design de interiores disponíveis em muitas especialidades interessantes.

Há carreiras de design de interiores que são voltados para lojas de móveis ou jardinagem no varejo. Estes designers se concentram em ajudar os clientes a escolher móveis e acessórios para conseguir um modelo de projeto ou decoração e trabalhar dentro de um esquema de cor ou estilo. Carreiras de design de interiores no varejo exigem do profissional ser bom vendedor, além de ser um talentoso designer. De certa forma podemos dizer que, esse profissional é uma fusão mais ampla do bom senso dos decoradores, aliada à arte do designer e aos conhecimentos multidisciplinares dos engenheiros e arquitetos. Resumindo, o designer de interiores é responsável não apenas por decorar e organizar ambientes, mas principalmente por projetar espaços de forma estética e funcional.

número whats

Mas e quais as diferenças com o curso de Arquitetura e Urbanismo?

  1. Grade curricular

Em geral, os estudantes têm dificuldades em distinguir as diferenças entre Design de Interiores e Arquitetura porque os dois cursos possuem muitas disciplinas em comum. Algumas delas como: Conforto Ambiental e Oficina de Desenho, por exemplo, estão presente na matriz curricular dos dois cursos. Porém, por ser mais longo e mais abrangente, o curso de Arquitetura inclui disciplinas como Restauração e Revitalização, Tecnologia da Construção e Topografia. Já o curso Design de Interiores possui disciplinas dedicadas ao planejamento de ambientes e mobília, como Projeto de Interiores e História do Mobiliário. Deu para perceber as diferenças?

designer2

  1. Foco

Um dos pontos mais importantes que difere Design de Interiores e Arquitetura diz respeito ao foco do curso.  Design de Interiores é um curso com foco no aspecto decorativo, visando a estética e a funcionalidade dos mais diversos ambientes. Já Arquitetura é um curso abrangente que aborda arte, urbanismo, construção, planejamento urbano, paisagismo, entre outros. Se você sabe que deseja trabalhar nessa área, a escolha por um curso de Design de Interiores garante que você vá direto ao ponto em sua carreira.

  1. Ambiente de atuação

Uma maneira fácil de diferenciar o que faz um designer de interiores e um arquiteto é pensar que este segundo atua com a parte externa de uma construção, enquanto o primeiro foca no interior. Quem se forma em Arquitetura é capaz de trabalhar com projetos de construções de edifícios e demais tipos de obras. Já quem faz faculdade de Design de Interiores trabalha com a criação de móveis personalizados conforme as necessidades do ambiente, iluminação personalizada, gerenciamento de mobília e acessórios, decoração interna e muito mais.

  1. Duração dos cursos

Uma grande vantagem competitiva para aqueles que optam pelo curso de Design de Interiores é o tempo de formação do tecnólogo. Diferente do curso de Arquitetura, que por ser uma graduação dura em média 4 a 5 anos, com o curso de Design de Interiores por ser um tecnólogo, o aluno consegue se graduar em até 2 anos e mergulhar de cabeça no mercado de trabalho.

número whats
  1. Responsabilidade legal

Embora o designer de interiores não possa propor, por exemplo, demolição e erguimento de paredes, atribuições do arquiteto, ambos os profissionais podem e devem trabalhar juntos na prevenção de acidentes durante o desenvolvimento de projetos.

  1. Oportunidades no mercado

As oportunidades de emprego para quem se forma em Design de Interiores e Arquitetura variam conforme o mercado, em especial o de construção civil. Geralmente, os design de interiores são procurados para mobiliar ambientes de edifícios logo que são construídos, empregados por escritórios de arquitetura ou incorporadoras. Já quem se forma em Arquitetura pode aproveitar oportunidades por meio da sempre constante demanda das cidades brasileiras por projetos de habitação, infraestrutura e mobilidade.

  1. Contato com outros profissionais

Dependendo de qual carreira você escolher, os tipos de profissionais com os quais você terá que lidar será diferente. Um designer de interiores precisará trabalhar com arquitetos, pedreiros, marceneiros, pintores, entre outros. Já um arquiteto acaba lidando com esferas de atuação diferentes dependendo do tipo de projeto com o qual está associado, mas invariavelmente são pessoas que atuam em construção civil, engenharia e urbanismo. E, claro, designers de interiores.

número whats

Créditos: Blog da Graduação e Estácio

 

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG