Arquitetura: o curso o qual mais exige tempo para estudos

Um estudo feito pela Universidade da Indiana nos Estados Unidos indica que, são justamente os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, aqueles os quais mais precisam estudar e dispensar tempo caso queiram concluir a graduação! Bom, parece nem precisa de pesquisa para constatar algo tão óbvio, pois nós, já sentimos na pele esta realidade. Apesar de a rotina universitária nos Estados Unidos ser um pouco diferente da brasileira, apenas para efeito de comparação, o curso de Direito ficou em 65º lugar na lista.

Acesse a pesquisa AQUI

De acordo com a pesquisa, os estudantes de Arquitetura necessitam, em média, de 22,5 horas semanais de preparação, o que representa no caso, 2,5 horas a mais a comparar com qualquer outro curso.

número whats

Não há nenhum estudo semelhante no Brasil para que se possa fazer um paralelo mais condizente com nossa realidade, porém, sabemos quão dura é a rotina de todo estudante que optou pela graduação em Arquitetura, tanto que, após iniciar o curso algumas mudanças passam a acontecer em sua vida, como:

# Vida social – você se dá conta disso quando os seus amigos te chamam e você não pode por diversos motivos: ou porque você vai ter que virar noite, ou porque tem uma entrega de projeto daqui a dois dias, ou porque simplesmente você tem aula de manhã e de tarde, está exausto e tudo o que quer é chegar em casa, tomar um banho e dormir. Sem contar aquela fase que você precisa estudar e fazer estágio. Aí meu amigo, é realmente praticar o desapego e dizer adeus à vida social. O máximo que pode acontecer é você ir no cinema final de semana. E olhe lá;

# Perder a noção do tempo – Ao começar um novo projeto, o estudante evita ao máximo as paradas e retomadas, pois isto quebra a linha de raciocínio. Sendo assim, o normal é passar horas e horas projetando , rabiscando, desenhando, fazendo maquetes …. e mais aquele tempo quebrando a cabeça e rabiscando novamente. Isto se torna um loop sem fim. E aí, o resultado é que o estudante perde a noção do tempo. No final do semestre a situação piora ainda mais. Com a preocupação em finalizar os projetos, plotar e chegar a tempo da apresentação, nem comer se lembra mais;

estudante2

# Manter a boa aparência – Se tem uma coisa que você vê em entrega final é aquela galera com olheiras, estilo walking dead. Você até chega a duvidar se aquele lugar é mesmo uma faculdade ou um bunker de zumbis. Isso porque é quase impossível não virar uma noite sequer antes de entrega final. Então na reta final todo mundo já está esgotado de virar noite, ficar em frente o computador e fazer maquetes. E como se não bastasse, ainda temos que apresentar o nosso lindo projeto e responder às perguntas de todos os professores (sim, nesse estado). Somos ou não somos demais?!

número whats

# Café e mais café – Eu confesso para vocês que eu nunca fui muito fã de tomar café. Mas depois que eu comecei a fazer arquitetura… Eu sempre tomo quando eu viro noite. Porque simplesmente funciona comigo! \o/ Normalmente quando dá 5:00 hrs da manhã é o meu horário de pico de sono. Então eu vou e preparo aquele lindo café que desce como uma pluma e me mantém acordada pelo resto do dia! Te amo café! <3

# Valorizar o sono – Não tem coisa melhor do que dormir gente, sério! Se você ainda não começou a fazer arquitetura, aproveite enquanto você pode, porque a sua cama vai ser o objeto mais cobiçado depois que você começar a fazer arquitetura! Realmente não existe nada melhor que dormir (comer, talvez..).

número whats

Direitos autorais : Marina Araújo

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG