Como projetar uma casa utilizando bem a ventilação e iluminação natural

Desde os tempos remotos da pré-história, com o início do período sedentário da humanidade, surgiu a necessidade abrigo e proteção. Desta forma, o homem passou a se preocupar com o seu lugar de habitação que mesmo após milhares de anos continua sendo uma das maiores necessidades e direitos para a dignidade humana.

número whats

A casa é uma necessidade básica, porém, nós arquitetos sabemos que muitas vezes elas não atendem o mínimo de conforto, equilíbrio ou estrutura confiável a seus habitantes. Somos nós, os responsáveis por projetar e propagar conceitos de residências harmônicas, aconchegantes de preferência utilizando os recursos os quais o meio ambiente nos permite.

Em relação a condição de abrigo, a casa tem três funções básicas:

– proteção do sol e da chuva;

– proteção da umidade do solo;

– proteção do vento

E claro, deve oferecer segurança suficiente para que não caia por qualquer coisa.

casape01Na hora de pensar um projeto, em boa parte das vezes, as influências do meio ambiente não são aproveitadas de forma positiva. Não convém imitar elementos ou estilos de construções de outros lugares, pois o mínimo a se saber é que cada região do planeta possui sua dinâmica climática e natural próprias.  Por exemplo, janelas voltadas para o poente em lugares frios, permitem a entrada maior de incidência solar e o aquecimento do cômodo, mas em lugares quentes, isso esquentará o cômodo que ficará insuportável.

casape02

 

A INFLUÊNCIA DO SOL E DO VENTO EM UMA CASA

Nesta parte 1 do post, abordaremos a questão da ventilação natural no projeto de uma casa.

Para evitar que a temperatura no ambiente de uma casa não seja alta, pode-se:

número whats

1 – Evitar que os raios de sol toquem a parede: quando os raios de sol tocam uma parede, ela esquenta de fora para dentro. Depois de algum tempo, o calor começa a penetrar no espaço interior da casa e a temperatura interna se eleva.

casape03

2 – Também é preciso evitar o reflexo do raio de sol: se uma casa tiver muitas janelas de vidro, os raios de sol refletem-se de um lado da rua para o outro.

casape04

3 –  Ventilar bem os espaços: para que o calor circule, em vez de ficar parado, depende muito das posições das portas e janelas em relação à direção do vento predominante.

casape05

casape06

casape07

casape08

E VENTILAÇÃO PELO TETO?

Fazer aberturas na parte superior das paredes, ou no teto, é também uma forma de evitar o calor no interior das residências. Estas aberturas funcionam como um local de escape do ar quente cuja tendência é sempre a subir.

Nenhum Banner para mostrar

Existem três tipos de movimentos:

A – Para o ar quente sair do interior

casape09B – Para evitar a entrada de ar quente nos cômodos

casape10C -Para tirar o ar quente entre o teto e o jirau

casape11

 

No próximo post iremos tratar sobre projetos de forma a iluminar naturalmente uma residência. Gostou da matéria, deixe-nos seu comentário.

Imagens e inspiração: Manual do Arquiteto Descalço – Johan van Lengen

número whats

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG