Como projetar uma casa utilizando bem a ventilação e iluminação natural – segunda parte

Na primeira parte deste post, nós falamos exclusivamente em relação a como projetar uma residência utilizando bem a ventilação natural e você pode conferir clicando aqui. Agora, nós damos continuidade e iremos tratar da iluminação, fator também muito importante para o conforto e até a salubridade do ambiente.

número whats

Após aprendermos como refrescar os ambientes, a iluminação natural tem a função de clarear a casa durante o dia. Mas vários fatores devem ser observados e são variáveis na hora de implantar ou não uma janela, por exemplo.

Acompanhe alguns pontos que determinarão a qualidade da iluminação de um cômodo:

iluminacao5 iluminacao6 iluminacao7 iluminacao8

Sendo assim, a decisão a respeito do tamanho da janela e de onde coloca-la dependerá muito das condições do lugar. Mas, se após considerar as condições do lugar, mesmo assim os problemas de iluminação não forem resolvidos, outras ações devem ser colocadas em prática, como:

número whats

iluminacao1 iluminacao2

ALTURA DAS JANELAS

É preciso levar em consideração o tipo de atividades que irão se desenvolver no espaço da casa. As janelas serão implantadas de acordo com essas atividades, mudando as alturas desde o piso.

Por exemplo:

iluminacao3

número whats

LUZ TAMBÉM É SAÚDE

Quando não há luminosidade em um espaço, seja pelo fato de a janela ser muito pequena ou estar sempre fechada, cria-se o ambiente perfeito para a proliferação de ácaros, fungos, vírus e bactérias. Isso faz com que os moradores adoeçam com mais facilidade.

Portanto, o esforço é para que tenha janelas de modo a permitir que os raios de sol adentrem os ambientes da casa.

iluminacao4

Fonte do conteúdo e imagens: Manual do Arquiteto Descalço (Johan van Lengen)

número whats

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG