Como projetar uma casa utilizando bem a ventilação e iluminação natural – segunda parte
[facebook][tweet][digg][Google][pinterest][follow id=”44arquitetura” ]
Na primeira parte deste post, nós falamos exclusivamente em relação a como projetar uma residência utilizando bem a ventilação natural e você pode conferir clicando aqui. Agora, nós damos continuidade e iremos tratar da iluminação, fator também muito importante para o conforto e até a salubridade do ambiente.
Nenhum Banner para mostrar
Após aprendermos como refrescar os ambientes, a iluminação natural tem a função de clarear a casa durante o dia. Mas vários fatores devem ser observados e são variáveis na hora de implantar ou não uma janela, por exemplo.
Acompanhe alguns pontos que determinarão a qualidade da iluminação de um cômodo:
Sendo assim, a decisão a respeito do tamanho da janela e de onde coloca-la dependerá muito das condições do lugar. Mas, se após considerar as condições do lugar, mesmo assim os problemas de iluminação não forem resolvidos, outras ações devem ser colocadas em prática, como:
Nenhum Banner para mostrar
ALTURA DAS JANELAS
É preciso levar em consideração o tipo de atividades que irão se desenvolver no espaço da casa. As janelas serão implantadas de acordo com essas atividades, mudando as alturas desde o piso.
Por exemplo:
Nenhum Banner para mostrar
LUZ TAMBÉM É SAÚDE
Quando não há luminosidade em um espaço, seja pelo fato de a janela ser muito pequena ou estar sempre fechada, cria-se o ambiente perfeito para a proliferação de ácaros, fungos, vírus e bactérias. Isso faz com que os moradores adoeçam com mais facilidade.
Portanto, o esforço é para que tenha janelas de modo a permitir que os raios de sol adentrem os ambientes da casa.
Fonte do conteúdo e imagens: Manual do Arquiteto Descalço (Johan van Lengen)
Nenhum Banner para mostrar