Aprenda de forma definitiva a criar seu portfólio online

Você já parou pra pensar a quantidade de arquitetos e urbanistas que se graduam a cada ano? Ainda não? Pois basta perceber o número exponencial de pessoas que hoje estudam Arquitetura e Urbanismo e a quantidade de cursos existentes. E soma-se a isto, a crise econômica do país e o resultado é um mercado cada vez mais acirrado e competitivo. Bom, não é motivo para desânimo e sim para ter força de vontade e criatividade de encarar os desafios.

número whats

O que isso quer dizer? Que os melhores serão selecionados! Aqueles que investem em si, conhecendo ferramentas como Revit, saber trabalhar plenamente com AutoCad, Sketchup, Unreal, etc (pois o que é ensinado nas faculdades é insuficiente e todos saem com conhecimentos basicamente nivelados) e, primordial, saber fazer uma boa apresentação de suas habilidades e qualificações.

portfolio-online2

Ainda na era do currículo impresso? A chance de ao menos seu currículo ser lido é bastante baixa e, vale lembrar, que a área da arquitetura é dinâmica, portanto, o portfólio online é a grande tendência no momento de você tentar sua posição no mercado de trabalho.

RAZÕES PARA MONTAR SEU PORTFÓLIO ONLINE

  1. Ele mostra visualmente o seu trabalho em um formato dinâmico e interativo. Não é um pedaço de papel que vai ficar empoeirando na mesa dos empregadores. É algo vivo o qual pode ser constantemente atualizado.
  2. É facilmente compartilhável. Em muitas empresas as decisões de contratação não são feitas por uma única pessoa, mas por várias. É muito mais fácil para um empregador enviar um link  do que imprimir e entregar pessoalmente um currículo de arquitetura.
  3. Ele não tem limitações de tamanho. A maioria das empresas terá um limite de tamanho do que pode ser enviado por e-mail, importando em você diminuir o número de projetos, número de páginas ou a qualidade dos gráficos do PDF. Em um portfólio online não há limites.
  4. Ele demonstra que você é capaz de aprender habilidades além do projeto arquitetônico. Não há aulas na faculdade de arquitetura ensinando a como criar um site, então já é uma clara indicação de sua versatilidade, algo tão valorizado atualmente!
  5. Mais importante, ele vai mostrar a sua personalidade. Há um trio sincronizado sobre: personalidade, capacidade e experiência. Você usa o seu currículo para mostrar sua experiência profissional e sua carreira na arquitetura para mostrar sua capacidade, mas você precisa fazer isso na fase de entrevista para mostrar a sua personalidade. Um site como portfólio de arquitetura vai permitir mostrar a sua personalidade antes mesmo de chegar à fase de entrevista.

COMO FAZER?

  1. Serviços de hospedagem gratuitos de documentos (upload do seu pdf, solução mais simples);
  2. Simples serviços gratuitos para criação de site (Wix, Uolhost);
  3.  Sites realmente personalizados (mas ainda simples).

Em qualquer uma das opções acima você não precisará saber nada de linguagens de programação como HTML, PHP, Javascript etc.

número whats

Se você sabe como usar sites como o Facebook ou Linkedin, você já estará apto a fazer o seu site portfólio online de arquitetura.

Vamos destacar, então, alguns métodos de como fazer seu portfólio online de Arquitetura:

Hospedagem gratuita de documentos – ISSUU

Enviar seus trabalhos para um serviço de hospedagem de documentos gratuitos permitirá que você envie um currículo e uma amostra de seu trabalho a qual irá caber na caixa de e-mail dos empregadores, juntamente com um link onde será possível encontrar maiores informações.

Passo 1:

Crie o seu portfólio online de arquitetura usando um software como o Adobe Photoshop, InDesign e o Illustrator. Tente não usar o Microsoft Word, os gráficos que você pode usar são limitados. No final, você vai gerar arquivo em formato PDF.

Dica: Se você utilizar o Illustrator para criar o documento, certifique-se de clicar com o botão direito do mouse sobre o texto e selecione “Criar contornos”. Isso irá garantir que o tipo de letra (fonte) que você usou irá aparecer no seu documento quando um empregador ou empresa for ver.

Passo 2:

Uma vez que esteja criado seu portfólio online de arquitetura mostrando todos o seus trabalhos mais importantes e completos, você vai querer condensá-los a um grupo de “amostras de trabalho”. Estas amostras serão um teaser, um tira gosto que vai fazer com que o empregador se interesse pelo seu trabalho e queira ver mais.

Passo 3:

Escolha um serviço. Pode ser o Dropbox, Carbonmade ou ISSUU. Iremos fazer a indicação de como trabalhar com o ISSUU.

Passo 4:

Cadastre-se para ISSUU. Você só precisa de seu serviço gratuito para o que está fazendo, então vá em frente e selecione a oferta de $0,00
Acesse: Issuu.com 
Selecione o pacote gratuito, normalmente você já poderá conectar-se com a sua conta do Facebook.

Passo 5:

Carregue o seu documento:  http://issuu.com/publish

Esta é de longe a forma mais fácil de fazer seu portfólio online de arquitetura. O único problema é que ele realmente não diz mais nada sobre a sua personalidade do que o seu currículo impresso. Mas já é um ótimo começo.

Serviços gratuitos para criação de site – Wix ou Uolhost

Se você quer um pouco mais do que apenas um portfólio online de arquitetura e quer construir um website sem muito trabalho, a próxima opção é usar um serviço de site para fazer isso.

Em seguida, você pode incluir um link em seu portfólio enviando a pessoa interessada para o site em geral ou páginas específicas.

número whats

Escolha um serviço: há muitos serviços como Wix ou o Uolhost. Eles têm vários modelos profissionais semiprontos aliados a uma interface drag-and-drop, simples de usar.

Segue o link mostrando como trabalhar com cada um deles: UOLHOST  e WIX

Com esta opção, você pode obter um site com aparência profissional, grátis e relativamente fácil de criar.

Sites personalizados – Wordpress

Se você realmente quer controle sobre seu trabalho e desenvolver um portfólio mais profissional, a ideia é montar um site personalizado.

É um método um pouco mais demorado, entretanto, qualquer pessoa boa em resolver problemas, como nós arquitetos, se sairá muito bem.

Desta forma, será possível criar uma página com seu próprio nome, ou seja: www.seunomeouempresa.com.br e emails com a grife: @seunomeousuaempresa.com.br.

Passo 1:

Inscreva-se com um serviço de hospedagem e compre um nome de domínio.

Recomendamos, por exemplo, o SECNET. Eles são relativamente baratos, têm um suporte muito bom para a instalação do WordPress e um bom suporte no geral.

Passo 2:

Selecione um nome de domínio. Este é o endereço do site pessoal e deve ser algo profissional. A maioria das pessoas optam por ter o seu nome, ou alguma versão dele, como seu nome de domínio. Acesse aqui para reservar o seu domínio.

Dica: Ao selecionar o nome de domínio, pense também sobre o seu endereço de e-mail. Será [email protected]

Dica: Não adicione números ou travessões, pois tornam o nome mais difícil de lembrar.

Após você ter o seu domínio registrado e comprado, precisará também de um plano mensal mínimo de hospedagem. É nele que você terá o acesso para a instalação do WordPress. A própria provedora poderá lhe auxiliar neste processo de instalação. Até este ponto, você deve ter gasto entre 5-10 minutos.

Passo 3:

Obter um tema. Uma vez que o WordPress esteja instalado, ele usará o tema padrão dele. Nós podemos começar a configurar o nosso site agora, porém agora é a melhor hora de se obter um tema relacionado a arquitetura.

Há lugares que você pode encontrar temas grátis, basta fazer uma pesquisa no Google para eles e você será inundado com escolhas. O problema com estes temas grátis é que há muito pouco suporte para eles e você provavelmente precisará saber um pouco de codificação para personalizá-los.

número whats

É por isso que eu acho que vale muito a pena investir um pouquinho mais o seu dinheiro para comprar um tema Premium. O melhor lugar o qual indicamos para obter estes temas é por este link:  ThemeForest por Envato.

Agora que você já conhece três métodos fáceis de expor seus trabalhos, projetos e o seu perfil profissional, basta colocar a mão na massa e dar um passo adiante de milhares de outras pessoas. Lembre-se, na atual conjuntura, tudo que fizer em favor próprio é mais do que lucro. Pensemos juntos, se você demonstrar seu trabalho em uma página personalizada como do WordPress, certamente, suas chances serão muito superiores a quem simplesmente entrega um currículo impresso.

Inspiração de conteúdo: Aarquiteta/blog

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG