Estes são os jogos mais inspiradores para arquitetos
Conheça quais são considerados os jogos mais inspiradores para arquitetos.
A Arquitetura é uma profissão a que lida diariamente com a criatividade, inspiração, dinamismo e principalmente maneiras de explorar novas perspectivas. Tudo isso são características facilmente ou igualmente encontradas em quem gosta de jogos de videogame! Justamente assim, alguns dos programas mais utilizados na área tiveram como base para seus desenvolvimentos: os jogos.
Esse fato colaborou para o surgimento de uma nova geração de arquitetos ainda mais criativa e ciente de que com esforço e atenção projetos surreais podem dar certo.
Confira como alguns dos games mais jogados do mundo influenciaram e que programas como SketchUp, AutoCad e Revit.
Minecraft
Lançado em 2009, o jogo de construção livre Minecraft permite ao usuário construir, destruir e explorar estruturas em forma de blocos num ambiente tridimensional. O game clássico dissemina a ideia de que a arquitetura deve ser possível e acessível a todas as pessoas. Com interface simples e comandos intuitivos, possibilitam a criação de um mundo personalizado de acordo com a vontade do usuário.
Acreditamos você irá gostar disto:
MINECRAFT USADO PARA PROJETAR ESPAÇOS PÚBLICOS EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO
The Sims
A febre da franquia The Sims começou no início de 2000. Originalmente, a plataforma era um jogo de arquitetura, focado apenas na construção de casas. Os Sims que até então apenas avaliavam as obras sem morar nelas, se tornaram parte ativa do jogo. O usuário desenvolve personagens, gerencia suas emoções e relações, além de criar e decorar o lugar onde seu Sim irá viver.
Além da construção com diversas possibilidades, outro aspecto interessante do jogo é a importância da arquitetura na experiência do jogador. Ele coloca seus Sims para trabalhar em busca de casas mais confortáveis, bonitas e consequente bem-estar. Cada modificação realizada afeta todas as dimensões da vida do personagem. É possível notar ele mais feliz quando, por exemplo, instala uma piscina em casa ou compra uma poltrona nova. E é exatamente esse o reflexo da arquitetura na vida real.
Lego também é um dos jogos mais inspiradores para arquitetos
Os famosos bloquinhos coloridos ensinaram muita gente o que é a arquitetura. Fabricado desde a década de 50, o Lego consiste na montagem manual de objetos e edificações. O legal é que ele estimula muito a imaginação e a associação das peças com elementos reais da engenharia e da construção.
O jogo é tão celebrado no mundo da arquitetura que a marca decidiu lançar a edição especial Lego Architecture. Essa linha do jogo conta com blocos que permitem a criação de grandes monumentos e construções históricas do mundo todo.
Apesar de não ser digital, é impossível falar de arquitetura e não se lembrar de um jogo que influenciou – e ainda influencia – tantas gerações, por isso, um dos jogos mais inspiradores para arquitetos.
Quem gosta de jogos inspiradores, gosta também de filmes. Veja:
22 FILMES E SÉRIES EM QUE UM ARQUITETO É PROTAGONISTA
SimCity
Este é mais um jogo que há anos está no mercado fazendo as pessoas tomarem gosto por urbanismo. SimCity é uma série de jogos de simulação na qual o jogador constrói e administra uma cidade. As cidades construídas possuem características semelhantes às cidades estadunidenses em aspectos culturais e legais nos séculos XX e XXI.
Nossos últimos artigos trataram do seguinte:
1 – INFOGRÁFICO: A PSICOLOGIA POR TRÁS DE UM ÓTIMO PROJETO DE RESTAURANTE
2 – APRENDA INGLÊS COM ARQUITETURA NO CANADÁ. SAIBA TUDO SOBRE O INCRÍVEL INTERCÂMBIO
Na faculdade, você aprenderá muita coisa, mas muita coisa você precisará aprender por fora. Para te ajudar nessa jornada, a loja virtual da 44 ARQUITETURA, a 44 SHOP oferece os melhores cursos livres do mercado. Com o MASTER ARQUITETO APRIMORAMENTO COMPLETO você terá o melhor e mais completo pacote de cursos para investir em ser conhecimentos e destacar-se no mercado competitivo da área. Tudo com certificado. Aproveite!
Gostou da matéria sobre os jogos mais inspiradores para arquitetos? Então comente, envie sugestões e compartilhe nas redes sociais.
Amei