Manual de volta às aulas para estudantes de Arquitetura

número whats

O recesso de julho, mais conhecido como férias, é um período curto – de apenas 30 dias, mas de grande ajuda para os heróis estudantes de Arquitetura! São quatro semanas de descanso, de organização, de fazer cursos de aprimoramento e se for o caso aquela pequena viagem. Mas, tudo o que é bom sempre acaba e, o segundo semestre de 2016 já retornou. Vamos então sugerir algumas dicas de como tornar seus dias letivos na árdua graduação de Arquitetura um pouco melhores.

volta2

As aulas voltaram!

A primeira coisa é, tem muita gente (pasmem) que prefere voltar às aulas! Os motivos são diversos: afeição pela correria, saudade dos colegas, possibilidade de rever o/a crush, enfim,  o motivo não importa, mas tem gente que curte estar de volta às salas de aulas! Por outro lado, para alguns  é quase uma previsão do apocalipse ter de olhar para cara do professor ou ficar comandando grupos de trabalhos os quais dois fazem tudo e quatro só colocam os nomes. E há os isentões, quero dizer, os indiferentes. Geralmente essa é a turma do fundão.

volta3

As aulas voltaram!

Seja para quem for, as dicas abaixo são válidas para todos os quais irão aproveitar de forma entusiasmada ou não os quatro meses que vem pela frente.

volta4

As aulas voltaram!

1 – O GUARDA ROUPAS

Todas camisetas no Banner

Se você não tem aquela camiseta bacana com o nome de seu curso, que serve praticamente como uniforme e você pode utilizá-la todos os dias, o drama começou. Com que roupa vou para faculdade? Geralmente, no começo do semestre temos como hábito utilizarmos as melhores roupas (aquelas que poderíamos ir para o barzinho no final de semana), depois o nível cai e ao final do ano estaremos de bermuda e sandálias havaianas.  O importante mesmo é assistir às aulas com roupa confortável e que te faça sentir bem. Se sua sala de aula tem ar condicionado, um agasalho é sempre importante.

volta8

2 – OS SUPÉRFLUOS

Só nós sabemos o quanto a faculdade de Arquitetura exige cada rico dinheirinho de nosso bolso. É hora de cortar os supérfluos. Vida de estudante é assim e quanto mais você avança na faculdade, mais os gastos aparecem. Xerox, materiais de trabalho, livros, cursos e cerveja. Bom, esse último item só se sobrar dinheiro, pois os gastos com os estudos são mais importantes.

3 – AVENTURA

Muitas das aulas da graduação de Arquitetura são bastante orais. Os professores falam, falam, falam e falam mais um pouco. Ah, e falam um pouco mais. Não pense, portanto, que apenas anotar as informações em seu caderno será suficiente. É preciso ir além, se aventurar em conteúdos da internet, em filmes, em tutoriais, e conhecer novos projetos.

4 – ORGANIZE SEUS MATERIAIS

volta9

Sim, precisamos de muita coisa e quase sempre está tudo desorganizado. É importante ter os materiais certos e também a organização correta para o bom andamento do curso. Lápis de cor, canetas tinteiro ou nanquim, tintas, colas, papéis tríplex, cartolinas, escalímetro.  O ideal para o bom estudante é ter tudo isso em organização impecável.

5 – HÁBITOS SAUDÁVEIS

Sim, é difícil até para respirar cursando Arquitetura, quem dirá manter hábitos saudáveis. Porém, eles são mais do que importantes. Um estudante o qual pratica atividades físicas regularmente possui maior capacidade de assimilação e melhores rendimentos quando comparado com estudantes sedentários. E cuidado com a rotina, sabemos muitas vezes ser preciso virar a noite para terminar aquela maquete, porém, o sono é essencial e não exagere na cafeína. ** Essa dica é um oferecimento da vovó zelosa 44**.

volta5

6 – CUIDE BEM DE SEU EGO

Estudantes de arquitetura precisam ser sempre confiantes, porém, infelizmente, algumas pessoas levam isso a sério demais e acabam ficando muito orgulhosas pelo fato de serem arquitetas, ou de estarem estudando para ser.

Sendo assim, mesmo convicto do seu talento, tenha cuidado com o ego na faculdade. Mesmo porque o seu trabalho sempre estará sujeito à análise e julgamento, seja de seus colegas e professores, seja de seus clientes quando você for para o mercado de trabalho.

número whats

7 – MANTENHA-SE ATUALIZADO

É de extrema importância que um estudante de Arquitetura esteja sempre antenado no que acontece, não só na própria área mas também à assuntos relacionados à política, sociologia e cultura.

Arquitetura está na área das Ciências Sociais Aplicadas, então, engloba muito mais do que prédios, cálculos e construções. Por isso, um profissional que tenha uma visão mais abrangente do mundo, sensiblidade política, noção de gestão e consciência de que todo projeto arquitetônico possui impactos sociais já tem um diferencial gigante no mercado – e trabalhar isso desde a faculdade é fundamental.

E outras palavras, nem a Arquitetura e nem o estudante de Arquitetura são uma bolha separados de todo o demais, é preciso ter plenos conhecimentos do contexto à sua volta.

volta7

8 – CONFORME-SE

Sim, é difícil! A faculdade de Arquitetura realmente não é fácil e, todos os que se dispuseram a encarar esse desafio precisam ter consciência e, sobretudo se conformar com isso. Mas vamos filosofar um pouco: no momento em que você se dá conta de quão difícil é a faculdade de Arquitetura, esse passa a ser o período de maior superação em sua vida.

E vale lembrar:

“Acredito que nós, arquitetos, temos que lidar com o pouco conhecimento sobre arquitetura das pessoas leigas. Penso que cada arquiteto deveria escrever uma carta para si no início de seus estudos, explicando para si mesmo como é o edifício de seus sonhos. Esta carta deveria ser aberta apenas após a conclusão dos estudos, tendo em mente que ele tem que compreender e se comunicar com pessoas cujos olhos e mentes não foram educados no espaço.”  – Étienne Duval

Inspiração e imagens; hometeka.com.br

Nenhum Banner para mostrar

 

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG