A importância de um orçamento bem elaborado – ganhar ou perder um cliente?

Em outras oportunidades, já destacamos aqui no blog o quão importante é para o estudante ou arquiteto recém-formado não depender exclusivamente do conteúdo aprendido durante a graduação. Obviamente, existem ótimos cursos de Arquitetura, porém, durante a vivência prática da profissão, uma série de situações acontecem e nem 20% disso você viu ao longo do curso.

número whats

Vamos tratar, então, de um assunto primordial para aumentar as chances de um cliente fechar um contrato de trabalho com você: o orçamento. Quantos e quantos clientes são perdidos justamente pelo arquiteto ter passado um orçamento incorreto, mal redigido ou muito rebuscado? Além do que, muitos arquitetos não sabem explicar os detalhes ao cliente, fazendo com que esse dê preferência a um concorrente, que por vezes está oferecendo preço até mais desvantajoso para ele.

Perder um trabalho pelo fato de haver concorrente os quais ofereçam preços menores é normal, faz parte da dinâmica da vida e do mercado, porém, perder por apresentar um orçamento mal elaborado, por não saber explicar o porquê de seus preços ou na demora em entregar ao cliente é inadmissível.

orçamentos2

O orçamento deve ser o mais claro e honesto possível, demonstrando ao cliente tudo aquilo incluso em seu preço. Foto: reprodução internet

Executar um orçamento faz parte do trabalho e devemos nos dar ao luxo de “perder” algum tempo a mais e executá-lo bem. Um projeto precisa ter um início e um fim e, neste caso, o orçamento representa justamente o início.

Vamos então à parte prática:

O ponto de partida é em relação aos honorários a serem cobrados! E aí já está um dos maiores empecilhos: o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo disponibiliza uma tabela referente à cobrança de honorários por parte dos arquitetos e urbanistas do Brasil, entretanto, é uma tabela basicamente de referência já que, não há obrigatoriedade em ser seguida, portanto, os preços dos honorários são basicamente livres.

Todas camisetas no Banner

Mas sabemos existir o problema tanto do desespero (principalmente em recém-formados), quanto da concorrência desleal. Há profissionais por vezes oferecendo o mesmo trabalho pela metade do preço. E aí entra a questão do diferencial e o que você deverá ofertar a mais ao seu cliente.

Se você tem confiança em seu trabalho, não é indicado rebaixar os preços por medo da concorrência.  A principal medida a ser tomada é, sobretudo, deixar sempre claro ao cliente o motivo do preço ser aquele o qual você oferece.  Sim, é possível oferecer descontos, mas sempre de forma justa para ambos os lados.

Após isso é importante informar tudo aquilo o que você irá executar incluso em seu preço:

– Acompanhamento “in loco” da obra? Sim ou não?

– Maquete eletrônica? Sim ou não?

– Aprovação do projeto em prefeitura? Sim ou não?

orçamentos3

O acompanhamento da obra “in loco” é um dos serviços que podem ou não estar incluso no serviço do arquiteto e no preço ofertado. Foto: reprodução da internet

– Projeto executivo? Sim ou não?

– Cronograma de obra? Sim ou não?

número whats

Enfim, estes são alguns dos exemplos de serviços prestados por você como profissional e os quais precisarão sempre estar detalhados de forma clara se no preço cobrado estão inclusos ou não. Muitas vezes, o cliente irá fechar o serviço com você, pois a concorrência poderá oferecer um valor muito mais baixo, porém não explica, talvez por não saber apresentar bem um orçamento ou por falta de vontade mesmo, que não estão inclusos todos  os serviços os quais você está propondo. Veja então a importância de ser claro, detalhado e explicar (sem abuso dos termos técnicos) tudo aquilo que está incluso em seu orçamento, pois o inverso também pode – e na maioria das vezes acontece.

orçamentos4

Explicar pessoalmente o orçamento aos clientes é sempre o mais indicado. Caso não seja possível, envie por e-mail mas ligue ao cliente. Foto: reprodução internet

O prazo também é muito importante. O profissional não deve se desesperar e em poucas horas entregar o orçamento ao cliente, porém, não é indicado que ultrapasse 48 horas após a solicitação. O mais indicado é entregar o orçamento em mãos, em seu escritório, olhando nos olhos do cliente e explicando conforme exposto acima. Se houver apenas a possibilidade de enviar o orçamento por e-mail, tente ligar para o cliente, pois ao conversar, ele terá a possibilidade de sanar dúvidas de forma imediata e as chances de conquista-lo aumenta consideravelmente, inclusive, por você transmitir preocupação para com ele.

Sendo assim, um projeto bem executado tem início já no orçamento e esse não pode de forma alguma ser relegado a apenas algo superficial. Em um mercado de trabalho concorrido e, muitas vezes até desleal, aquilo o que entendemos como desnecessário ou menos importante pode fazer a diferença na hora de conquistar um cliente e em seus ganhos ao final do mês.

Todas camisetas no Banner

 

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG