Conheça os jogos mais inspiradores para arquitetos

A Arquitetura é uma profissão a qual lida diariamente com a criatividade, inspiração, dinamismo e, principalmente maneiras de explorar novas perspectivas. Tudo isso são características de muitas pessoas as quais curtem jogos e jogos de videogames! Não à toa, alguns dos programas os quais são hoje importantíssimos e plenamente utilizados em nossa área tiveram como base para seus desenvolvimentos: os jogos.

número whats

Isso, ainda permitiu que, uma geração de novos arquitetos surgisse mais inspirada, criativa e ciente de que com esforço e atenção, projetos surreais podem dar certo.

Confira como alguns dos games mais jogados do mundo influenciaram programas como SketchUp, AutoCad e Revit.

Minecraft

maxresdefault

Lançado em 2009, o jogo de construção livre Minecraft permite ao usuário construir, destruir e explorar estruturas em forma de blocos num ambiente tridimensional. O game clássico vai ao encontro da ideia de que a arquitetura deve ser possível e acessível a todas as pessoas, pois sua interface simples e comandos intuitivos possibilitam a criação de um mundo personalizado de acordo com a vontade do usuário.

The Sims

mine2

A febre da franquia The Sims começou no início de 2000. Originalmente, a plataforma era um  jogo de arquitetura, focado apenas na construção de casas. Os Sims que antes apenas avaliavam as obras sem morar nelas, se tornaram parte ativa do jogo. O usuário desenvolve personagens, gerencia suas emoções e relações, além de criar e decorar o lugar onde seu Sim irá viver.

Todas camisetas no Banner

Além da construção com diversas possibilidades, outro aspecto interessante do jogo é a importância da arquitetura na experiência do jogador, que coloca seus Sims para trabalhar em busca de casas mais confortáveis, bonitas e consequente bem-estar. Cada modificação realizada afeta todas as dimensões da vida do personagem, que fica mais feliz quando, por exemplo, instala uma piscina em casa ou compra uma poltrona nova. E é exatamente esse o reflexo da arquitetura na vida real.

mine1

Lego

mine3

Os famosos bloquinhos coloridos ensinaram muita gente o que é a arquitetura. Fabricado desde a década de 50, o Lego consiste na montagem manual de objetos e edificações, estimulando a imaginação e a associação das peças com elementos reais da engenharia e construção.

O jogo é tão celebrado no mundo da arquitetura que a marca decidiu lançar a edição especial Lego Architecture, com blocos que permitem a criação de grandes monumentos e construções históricas do mundo todo.

Apesar de não ser digital, é impossível falar de arquitetura e não se lembrar de um jogo que influenciou – e ainda influencia – tantas gerações.

lego todos

SimCity

Este é mais um jogo que a anos está no mercado fazendo as pessoas tomarem gosto por urbanismo e fazer a mesma funcionar como as grandes cidades de verdade. SimCity é uma série de jogos de simulação na qual o jogador constrói e administra uma cidade. As cidades construídas possuem características semelhantes às cidades estadunidenses em aspectos culturais e legais nos séculos XX e XXI.

sim city

Inspirado do post de: Nadive Alves

Imagens: Hometeka.com,br

número whats

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG