10 coisas que arquitetos só aprendem quando saem da faculdade

número whats

Somos todos apaixonados por Arquitetura. Tenho certeza que você também é! Muitos pupilos arquitetos se formam todos os anos e saem da graduação na ânsia de projetar, projetar e projetar. Mas o mundo real, aquele fora da sala de aula tem uma cara bastante diferente do que se imagina quando está apenas ouvindo o professor falar, fazendo trabalhos e zoando com a galera. Muita coisa só é aprendida fora da faculdade, na raça e vários problemas podem surgir.

faculdade1

Por isso hoje, você irá conhecer 10 coisas que arquitetos não aprendem na faculdade. Mas a intenção não é desanimar não, é justamente demonstrar que essas situações existem para que você já possa se preparar e viver muito bem da profissão que sempre sonhou.

1 – Arquiteto é um profissional múltiplo

Durante a graduação, sua única preocupação é a de ser um grande arquiteto – e de preferência reconhecido. Mas na vida real, você precisará reunir várias habilidades e profissões. Inclusive, deverá saber como fazer um cafezinho gostoso, ser um bom contador para não deixar as finanças irem para o vermelho e quem sabe arriscar um pouco de astrologia para adivinhar aquilo o que o cliente de fato está imaginando?

2 – Você sentirá saudade de seu professor chato

Pense em seu professor mais chato! Sim, aquele o qual coloca defeito em todos os seus projetos e trabalhos. Pois bem, sua saudade dele será tanta que talvez você até vá fazer uma visitinha para ele na faculdade após se formar. O motivo? Ele não é nada perto de seus futuros clientes! O seu professor chato é um arquiteto que te corrige em base nos conhecimentos, o cliente te corrigirá por achar que ele é mais arquiteto do que você.

3 – Vida de arquiteto não é vida de glamour

No imaginário popular, a vida de arquiteto é cheia de luxos, de viagens para conhecer obras icônicas mundo afora, de esbanjamento de requinte ao ser convidado para a festa noturna na mansão de dois mil metros quadrados que você projetou para aquele cliente riquíssimo. Quadrado mesmo é se você se imaginar assim! Boa parte dos arquitetos, sobretudo no começo da carreira, tem mesmo é que se preocupar como pagar os juros do cheque especial no banco e agradecer quando há obra pra ele visitar sob o sol escaldante.

faculdade3

Tipo de festa a qual arquitetos supostamente são convidados todas as semanas

4 – Você vai aprender a caçar…clientes

E não será fácil. Assim que sair da faculdade vão chover amigos e parentes pedido “ideias”, um “rascunho” e outras coisas (insuportáveis)  mais. Claro, tudo isso geralmente de graça, aliás, o parente diz que “faz questão em pagar”. Após isso, você irá precisar correr atrás de clientes de verdade, aquele que colocará o pão nosso de cada dia na sua mesa.

faculdade2

Você esperando o parente te pagar “aquela ideia”

5 – Aprenderá a criar demanda de seus produtos

Não espere a necessidade do cliente para oferecer seu trabalho. E aí que entra mais uma vez o multiprofissional arquiteto. Você deverá aprender a agregar valor àquilo o que vende para seu público, demonstrar o quão válido será contratar um serviço profissional de arquitetura.

6 – Abraçar o mundo não é viável

número whats

Acima de tudo defina um rumo para sua carreira. Não saia por aí projetando de tudo: de casas de luxo à moradia popular, de danceterias a igrejas. Encontre o seu nicho de mercado e foque nele.  Tá, concordo que de início é difícil e o que cair na rede é peixe, mas com o tempo a melhor coisa é selecionar e priorizar uma linha de trabalho.

7 – Amigos da faculdade, grandes amigos e…futuros concorrentes

Não queremos plantar a discórdia nesse mundo capitalista e competitivo não, mas é a realidade. Mas que bom seria, se fossem só os seus colegas de sala, aí você estaria no lucro. Inclusive, dá até pra contar nos dedos quantos de seus colegas serão concorrentes a ponto de “colocar medo”. Porém, apenas na Grande São Paulo, colam grau por ano cerca de mil novos arquitetos. Imagine no Brasil todo? Tem muita gente boa no mercado, tem muita gente ruim se achando boa e tem muita gente que poderia estar no topo, mas não está por desleixo ou por acreditar que a faculdade é a única fonte de conhecimento. Estágios, viagens e principalmente cursos devem fazer parte da rotina de estudantes e arquitetos recém-formados. Hoje em dia, o mercado não aceita quem não sabe trabalhar com softwares para arquitetura (AutoCad, 3DsMax com VRay, REVIT, UNREAL, entre outros). Portanto, neste caso, investir em você e aprender tudo isso é a palavra chave.

faculdade4

Miga, estaremos sempre juntas. Nem mesmo aquela sonhada vaga será capaz de nos separar

8 – Não espere reconhecimento

É, na cabeça de muitas pessoas, o arquiteto está lá tomando sua champagne na festa noturna de inauguração da mansão. Mas quem projetou a mansão não foi o arquiteto, foi o engenheiro. Sim, inclusive, o cliente atenderá o celular na sua frente e dirá “amor, tô aqui no engenheiro, logo chego.” Ah, isso quando não te perguntam: “mas você projeta a casa também ou essa parte eu levo para o engenheiro?”

faculdade5

O engenheiro me disse que arquitetos não projetam

9 – Entenda e reconheça o seu público

Bom, diante de tudo isso faça seu papel de publicitário. Explique para as pessoas o que um arquiteto faz e tente sentir o que elas esperam de um arquiteto. Uma boa dica é ao conversar com seus clientes leigos (sim, eles são leigos, mesmo jurando conhecer tudo de construção), fale português e não arquitetês. Explique tudo de forma mais clara e simples possível.  Ambos agradecerão.

10 – Você é um empreendedor

Man on top of mountain. Conceptual design.

Persistência e o topo será seu

Você pode ser um funcionário de uma empresa ou ter seu próprio escritório. Nos dois casos você é um empreendedor. Para tal, você necessita de atitudes empreendedoras para se destacar e ter um bom resultado. Além de projetar, é preciso ter visão de futuro, acreditar e agir como um líder. Isso será um grande diferencial para que as pessoas admirem cada vez mais seu trabalho.

Mas a dica é: a Arquitetura é uma carreira sensacional e se você tiver amor pelo que faz, vai tirar de letra todos esses “poréns”. O importante mesmo é o esforço, o aprimoramento pessoal e a aprendizagem que o dia a dia se encarregará de ensinar.

E você? Já passou por isso? Deixe sua opinião ou seu comentário sobre mais algumas situações as quais arquitetos só irão aprender quando saírem da faculdade.

número whats

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG