Resíduos na construção civil: arquitetos podem mudar este cenário
Muitos profissionais de nossa área não sabem, mas de todas as atividades profissionais que existem, a construção civil é uma das que mais geram resíduos e poluentes impactando o meio ambiente. Muitas vezes não paramos para pensar, entretanto, no Brasil, cerca de 35% de todos os materiais extraídos da natureza anualmente ( madeira, metais, areia, pedra, etc) são utilizados na construção civil!
Além dos recursos naturais utilizados, mais de 50% de toda a energia produzida no Brasil é usada para abastecer nossas casas e condomínios. Uma parte considerável de energia poderia ser facilmente economizada se essas construções aproveitassem melhor a luz solar natural ou então usassem lâmpadas e chuveiros econômicos, por exemplo.
Sim, é um pouco chocante pensarmos sobre os resíduos e também os desperdícios gritantes que a construção promove, porém, para o futuro, nós arquitetos juntamente com os engenheiros civis é que seremos responsáveis por mudar esta realidade.
O conceito de Construção Sustentável pode ser aplicado ao projeto de qualquer tipo de estrutura, indo desde pequenas casas populares até a construção de grandes prédios, como fábricas ou hospitais.
Na construção sustentável, os engenheiros civis e arquitetos procuram usar tecnologias ecológicas nas obra para preservar o meio ambiente e poupar os recursos naturais.
O conceito de construção sustentável é baseado em 5 ideias básicas:
1 – Projetos Inteligentes
Projetos de Arquitetura inteligentes aproveitam melhor as características do terreno e também da natureza, tais como iluminação solar natural para poupar o uso de lâmpadas quando a construção ficar pronta.
2 – Redução da Poluição
Uma obra de engenharia civil sempre gera muita poluição. Esta poluição pode ser reduzida drasticamente através do melhor aproveitamento dos materiais (redução de desperdício) e também através do uso de ferramentas e estruturas inteligentes (andaimes de metal reutilizáveis ao invés dos tradicionais andaimes de madeira comuns na construção civil).
Outra maneira interessante de reduzir a poluição é separar as sobras da construção pedaços de concreto, tijolos quebrados, tocos de madeira, pedaços de ferro, etc.). O que puder ser reaproveitado em outras obras é armazenado, o que puder ser reciclado é enviado para a reciclagem.
3 – Materiais Ecológicos
O uso de materiais ecológicos é outro princípio fundamental da construção sustentável. Plástico reciclado, madeira de reflorestamento, concreto reciclado (concreto aproveitado a partir da demolição de outros edifícios) são várias as opções de materiais que podem ser usados pela Arquitetura para aumentar a sustentabilidade de um projeto.
4 – Eficiência Energética
Além de construir obras de maneira ecológica, a construção sustentável também busca casas e prédios que possam ser mantidos de modo econômico. Uma das formas de tornar um edifício mais econômico e sustentável é através da eficiência energética. Isso pode ser alcançado com o uso de lâmpadas e eletrodomésticos econômicos, energia solar para aquecer a água e melhor aproveitamento do calor e do frio (que evita a necessidade do uso de ar condicionado).
5 – Aproveitamento da Água
A água, um dos bens mais preciosos da humanidade, também pode ser aproveitada segundo os conceitos da construção sustentável. A água das chuvas, por exemplo, pode ser facilmente estocada em cisternas e caixas d’água para ser usada em tarefas como regar plantas, lavar o chão ou então nos vasos sanitários. O desperdício também pode ser evitado através do uso de encanamentos de maior resistência e de modelos de torneiras mais eficientes.