Como cobrar um Render? Preço fixo ou por hora?

BAN ESQUENTA BLACK 01

Te encomendaram uma renderização e não sabe como cobrá-la? Agora vamos tratar deste assuntos, quais os prós e contras de cobrar um preço fixo ou por hora.

Como todos sabemos a renderização é parte do trabalho que um arquiteto faz, mas muitos se sentem um pouco perdidos nos aspectos financeiros e administrativos do seu trabalho, como a questão de como cobrar e que tipo de orçamento lhe convém oferecer.

Por isso hoje resolvemos falar sobre este dilema enfrentado por muitos profissionais da arquitetura que são: Como cobrar um Render? Preço fixo ou por hora? Esta é a grande pergunta que fica antes de oferecer seus trabalhos de renderização. No entanto cada uma destas opções tem seus prós e contras e vamos discutir neste artigo.

asian businesswoman

Preço por hora (vantagens e desvantagens).

O preço por hora é recomendada para arquitetos freelancer,  uma vez que o orçamento é enviado para o cliente que geralmente inclui uma divisão das horas estimadas de trabalho e fornece um preço final estimado como resultado da multiplicação do preço estimado por hora trabalhada. Esta forma de cobrança geralmente é usado por muitos estudantes que têm algumas horas livres para trabalhar ou Arquitetos com muitos anos de experiência que podem facilmente deduzir quanto tempo eles irão desenvolver uma renderização. Com o tempo e sua experiencia de horas você estará construindo o preço do custo e uma estimativa de seu tempo e trabalho, a taxa horária inclui toda uma série de fatores que são os custos de produção (o que você deve analisar) sem esquece e analisar o preços da concorrência.

banner blog novo sket (2)

Outra desvantagem é que a cobrança por hora é a de que você está definindo um limite ganho, qualquer funcionário de uma empresa tem um limite de horas por dia para trabalhar e quem cobra por hora somente terá que utilizar mais tempo e melhorar a agilidade se quer um crescimento da sua renda, além de que cobrar por hora não considera a complexidade dos projetos e se limita apenas às horas que irá tomar para fazer o trabalho.

ban camisetas blog2

Preço Fixo (vantagens e desvantagens).

Quanto ao preço fixo este se refere, a maioria dos arquitetos encontram nele uma maior vantagem que é a forma de trabalho é mais focada e alinhada com os clientes. Trabalhando com preços fixos para o projeto a meta centra-se no valor fornecido ao cliente, escopo, requisitos, dificuldades e o mais importante: A qualidade do trabalho. Todos estes são aspectos que devemos conversar com o cliente, afinal não é o mesmo trabalhar em uma casa e um edifício, ou um centro comercial, os inconvenientes em caso de cobrança por preço fixo é que quando há retrocessos ou correções devem ser feitas se acréscimos no prelo. No caso de cobrar por hora, estas correções podem sim aumentar o valor final do trabalho, como eles vão estar trabalhando mais horas e, portanto, pode estar gerando maior rendimento que o método de preço fixo, porém, quando o preço final superar a expectativa de preço do cliente pode acabar gerando um mal estar fazendo com que o o cliente prefira realmente quem cobra um preço fixo.

render caro

canada 2016 banner

O objetivo deste artigo é esclarecer duas maneiras de cobrar um render, de maneira nenhuma significa queremos implicar que alguma forma de cobrança está errada, apenas expor os dois casos e suas vantagens e desvantagens. Independentemente do tipo de cobrança que você queira fazer, o importante é fazer tentativas e ir calculando qual das duas maneiras de cobrar é a que permite que você tenha uma maior quantidade de ganhos e uma maior liberdade de trabalho, assim você vai criando suas referências. Após analisar a magnitude e complexidade do projeto você vai determinar um preço maior ou menor, há também o caso dos Arquitetos com “pacote”  que incluem uma série de retribuições por um preço e, em alguns casos, também incluem o projeto aprovado de prefeitura, o que vem a ser muito interessante você incluir no preço por metro quadrado todo o trabalho que o cliente vai receber, desde projeto, render, visita em obra, etc.

Como vocês podem ver os amigos existem vantagens e desvantagens importantes na forma de como cobrar, seja por preço fixo ou por hora o importante é sempre manter um padrão de qualidade ao vender suas ideias.

Esperamos que este artigo tenham lhe ajudado, e se você quer saber mais sobre as finalidades da maquete eletrônica e até uma fórmula de quanto cobrar, confira o post que fizemos: APRENDA A VENDER SEU PROJETO COM IMAGENS.

banner pacote outubro 05

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG