Intercâmbio arquitetura: 6 valiosas dicas para estudar no exterior

banner pacote outubro 05

Fazer um intercâmbio de arquitetura é uma das experiências mais enriquecedoras para alunos de graduação e recém formados por um motivo bem simples: a beleza das formas e a funcionalidade das edificações varia de povo para povo, de país para país, de cultura para cultura. E o que pode ser tão esclarecedor deste fato que a própria vivência em outro país? Assim, ficará fácil notar as sutilezas dessas diferenças e compreender como cada nação e seus habitantes entendem a arquitetura e o modo de idealizar suas habitações, prédios, escolas e demais edificações destinadas ao uso das pessoas.

Veja a seguir algumas dicas valiosas que podem ajudar os interessados a conseguirem realizar um intercâmbio em arquitetura no exterior.

intercambio_por_que_fazer_o_que_e

1- Pesquise na internet e em sua faculdade

Existem duas maneiras de encontrar uma instituição internacional que possa receber alunos de intercâmbio de arquitetura e conceder um diploma aceito no Brasil.

A primeira é pesquisando na própria faculdade onde estuda ou estudou. Veja se existe um departamento especializado em intercâmbios e parcerias internacionais que possa ajudar.

A segunda é pesquisando muito na internet. Diversos sites especializados oferecem ferramentas de busca. Mas é importante que você fique atento a qualidade desses cursos. Veja se as universidades e faculdades tem qualidade de ensino, tradição e, principalmente, se seus diplomas são reconhecidos no Brasil. 

2- Faça intercâmbio de arquitetura numa língua que você tenha ao menos alguma noção

Bom, fica difícil estudar um campo do conhecimento tão rico como a arquitetura sem conhecer algo do idioma em que as aula serão dadas. Se for o caso, você pode escolher intercâmbios que vão lhe ajudar nos dois, aprender a língua e arquitetura, como é o caso do nosso intercâmbio em parceria com a skope. clique no banner abaixo: 

canada 2016 banner

3- Quais as vantagens de um intercâmbio no exterior?

Uma das maneiras dos povos se expressarem culturalmente e mostrarem todas as suas particularidades e modo de pensar são as edificações.Pirâmides no Egito, Castelos na Europa, a arquitetura rica e contemporânea do Canadá, templos de diversas religiões, tendas e até cavernas. Tudo isso é de uma diversidade gigantesca e pode ser absorvido positivamente por um estudante inteligente. A arquitetura não se limita a planejar belas e funcionais construções, mas leva em conta também fatores sócio-culturais, ambientais, históricos e políticos. Um intercâmbio de arquitetura no exterior só pode beneficiar o intercambista ao vivenciar os costumes e o dia a dia de uma outra cultura. 

interc11

4- Quanto dura um intercâmbio em arquitetura?

Isso dependerá muito do tipo de curso que escolheu, país e instituição.

Existem cursos de aperfeiçoamento, de curta duração, que podem durar de algumas semanas como o nosso intercâmbio até seis meses, e cursos de pós graduação, como especializações, mestrados e doutorados que duram, normalmente, de 1 a 3 anos, aproximadamente. 

5- Documentos exigidos para o intercâmbio em arquitetura

Isso varia muito do país e da instituição onde o curso está sendo ministrado. Veja as exigências mais comuns:

  • Portfólio de projetos
  • Diplomas
  • Histórico escolar 
  • Em alguns casos prova de proficiência no idioma do país (No caso do inglês, testes como IELTS ou TOEFL)

A maioria das escolas também inclui uma entrevista durante o processo de seleção.

Antes de fazer seu intercâmbio em arquitetura, também é muito interessante fazer primeiro um curso para aprender o idioma no próprio pais.

6- Aprender Inglês e Arquitetura no Canadá nas férias

Como já vinhamos comentando em alguns dos tópicos acima, com o nosso intercâmbio em parceria com a Skope, uma das principais agências de intercâmbio do Brasil, você estudará no coração de Toronto, próximo a diversas atrações turísticas, lojas, restaurantes, galerias, museus e muito mais.

Com uma carga horária de 25 horas/semana, o curso possibilita um ótimo resultado em pouco tempo, para participantes do nível básico ao avançado. Vagas abertas para janeiro de 2016!
Após o período de aulas oferecemos uma agenda repleta da atividades culturais para conhecer Toronto. Eventos, shows, teatros, festivais de arte, música e gastronomia, bares, restaurantes, parques, museus, galerias, shoppings e muito mais. Além de obras dos arquitetos mais famosos do mundo como Frank Gehry, Norman Foster e Daniel Libeskind. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Fonte: Blog descubra o mundo

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG