6 dicas para fazer um trabalho de Arquitetura em grupo dar certo

canada 2016 banner

Fazer um trabalho em grupo na faculdade de Arquitetura a princípio é algo ruim, afinal, com várias mentes criativas juntas, os conflitos podem ser inevitáveis. Mas o lado bom existe sim! O primordial é  que todos se disponham a chegar a um meio termo e absorver o melhor de cada um, para que no final, o resultado seja de um trabalho excepcional  e primoroso.

Realizar um trabalho em grupo não é tão difícil quanto aparenta. Se todos os integrantes assumirem suas responsabilidades e se comprometerem em fiscalizar o trabalho dos demais, meio caminho andado para uma nota satisfatória. Se você pretende melhorar o desempenho do seu grupo de trabalho e não sabe como fazer isso, confira 6 regras básicas, mas que com certeza, irão te ajudar e muito neste processo.

6a00e554936bef883401b8d10cda32970c

1. IDENTIFICAR A LIDERANÇA

Há uma imensa diferença entre um chefe e um líder, chefe é aquela pessoa mandona que apenas dará ordens e vai só querer ver a coisa pronta no final. Aqui estamos falando de um líder, que geralmente é a pessoa que vai além de pegar firme no batente, geralmente terá tempo e se pré disponibilizará a separar as tarefas, aquele(a) que vai saber reconhecer onde cada uma das pessoas do seu grupo se dá melhor e assim, distribuir os afazeres sem se excluir, por exemplo:
“Luiz é caprichoso nas suas maquetes”, “Ana tem uma escrita boa e um português impecável”, “Natália só tem pontuação alta nos seus desenhos de representação”, “João está ligado nas tendências e sabe onde podemos buscar boas fontes”, “Marcela tem tempo disponível e pode ir a campo fazer pesquisas”, e por aí vai, caso o grupo seja grande, pode dar tarefas para duplas.

archfeatured_architecture4

2. SEJA JUSTO

Sempre haverá alguém que se destaca mais no sentido da liderança, sempre foi saudável para uma equipe seguir uma luz, e tendo isto detectado, no início do projeto distribua as tarefas de maneira uniforme, de modo que nenhum integrante fique mais sobrecarregado que outro. Lembre-se também de estabelecer prazos para a entrega das etapas em que o projeto foi dividido. Isso impede que os seus colegas se sintam injustiçados e dá a eles ideias claras sobre o prazo disponível para concluir suas tarefas.

banner email setembro

3. SEJA FLEXÍVEL

Combinar o horário de todos os integrantes pode ser uma tarefa complicada, já que todos têm outros compromissos durante a semana. Por isso, é fundamental que você seja flexível no agendamento dos encontros. Uma vez ou outra será necessário cancelar um compromisso em nome do grupo, mas lembre-se de que outros integrantes também farão o mesmo sacrifício.

m_estes_ug_11

4. ESTEJA DISPONÍVEL

Diga aos seus colegas de trabalho qual é a melhor maneira de entrar em contato com você, uma vez que morando em uma cidade grande ou sua faculdade fique em um cidade polo onde várias pessoas de outras cidades vem estudar: e-mail, mensagens de texto, Facebook ou qualquer outro meio de comunicação. Contudo, só dizer a eles como encontrar você não é suficiente. Você precisa estar disponível.

img_4136-2447017994-o

5. MANTENHA A COMUNICAÇÃO ABERTA

Apesar do grupo ter sua voz mais atuante, os restante nunca deve somente aceitar tudo de orelhas abaixadas, tem que discutir junto, debater as propostas, dar dicas, etc. Todas as opiniões têm o mesmo valor e as decisões devem ser tomadas em conjunto. Esteja aberto para ouvir novas sugestões e possibilidades, não tente ser o chefão da palavra final como indicado no item 1.

banner blog novo sket (2)

6. ESTEJA EM DIA COM SEUS COMPROMISSOS

Mantenha a sua parte do trabalho sempre em dia, concluída e revisada com a maior antecedência possível. Não faça com que as pessoas tenham de esperar por você, isso atrasa o andamento do projeto em geral e tira o prazer do grupo em ter você como integrante. Não queime futuras possibilidades. Outra coisa que podemos acrescentar neste item é a de que nos trabalhos de Arquitetura podem haver tarefas que podem tomar rumos inesperados, como em maquetes, desenhos, pesquisas. Caso qualquer integrante esteja adianta em sua parte ou até mesmo tenha finalizado ela, é importante que este mesmo integrante estenda sua mão para ajudar o outro companheiro ou companheira que está com problemas ou atrasado em sua parte.

Um ajudando ao outro, essa seria a dica primordial, só assim poderão cumprir o prazo e apresentar um trabalho completo. Esses trabalhos em grupos que passamos pela faculdade é um aprendizado para o futuro, não é fácil planejar o que se vai fazer depois de formado, e se caso você entre para uma equipe de projetos em um grande escritório?

trabalho-em-grupo

ban camisetas blog2

Via: Universia Brasil

Adaptação para Arquitetura: 44 Arquitetura

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG