Saiba como obter seu espaço criativo

Saiba como obter seu espaço criativo

3ds

O ambiente de trabalho e de projetos é uma das vertentes as quais mais podem influenciar em nosso trabalho, produtividade e, principalmente em nosso processo criativo. O melhor local para fluir toda nossa criatividade – chamado de espaço criativo – varia de pessoa para pessoa, o que significa, que cada indivíduo deve descobrir o que funciona exatamente para ele, através de tentativa e erro. A situação se agrava um pouco mais quando ainda somos estudantes universitários, pois à vezes, não ter um local de trabalho apropriado pode fazer com que a criatividade não alcance o seu máximo.

criativo2

Isto pode ser um desafio para qualquer estudante de Arquitetura. Por exemplo, se você mora com seus pais durante a faculdade, sua casa em determinados momentos pode ter um barulho perturbador, fazendo com que a concentração passe a léguas de distância. Por outro lado, projetar nas salas de estudos ou biblioteca da faculdade pode não te deixar tão à vontade estando exposto a seus colegas enquanto você trabalha.

banner blogs promo ferias

Categorizamos então, alguns tipos de espaços, onde provavelmente você poderá encontrar a melhor fluidez de seu trabalho:

Diferentes tipos de trabalhos exigem espaços diferentes:

Dependendo do tipo e da fase do projeto, todos nós já percebemos, existirem determinados locais que funcionam melhor em relação a outros. Se o momento for de pensar e conceituar, provavelmente precisará de um local fechado, mais reservado. Uma vez que você precise de um feedback ou colaboração, por exemplo, poderá escolher um local mais aberto e colaborativo. Se estiver em modo de produção, poderá requerer um local mais tranquilo, porém, não necessariamente fechado ou exclusivo.

O nômade vs. O colonizador

Alguns projetistas tendem a criar sua própria sede ou local de trabalho específico seja em casa ou em um escritório ou estúdio. Estabelecendo uma sede, tende a concentrar seu trabalho, rotina e energia de trabalho naquele lugar. Um refúgio de criatividade. Este é o colonizador.

PROMOB

Outros, no entanto, são os nômades. Esses procuram não ter um nome local específico de trabalho e mudam constantemente de lugar para se sentirem reenergizados ou estimulados a trabalhar. Alguns estudantes preferem projetar pela manhã na biblioteca, a tarde no laboratório de informática e, por vezes, até ao ar livre como em um parque.

criativo3

Qualidades físicas do espaço

Não devemos ignorar a qualidade física de cada espaço o qual pretendemos trabalhar. As cores, a iluminação, o som, a temperatura, a qualidade do ar, tudo isto influi em termos ou não um bom local de trabalho. O melhor lugar é aquele acolhedor, onde nos sentimos confortáveis. Alguns preferem ter plantas no ambiente, outros preferem janelas, para receber ar natural e visualizar a paisagem.

Organizado ou Bagunçado

Você precisa saber o seu limite de bagunça e desordem no espaço onde a energia deve fluir para que você obtenha o melhor de si em seu processo de criatividade. Para algumas pessoas a bagunça pode até ajudar, pessoas as quais enxergam uma “organização no caos”, outras, entretanto, necessitam de extrema organização. A compreensão deste limite é útil para descobrir se algum nível de bagunça faz parte de sua essência ou é apenas uma desculpa para a procrastinação.

criativo4

O poder do ritual

Cada pessoa possui um ritual diferente antes de iniciar a sua criação e seus trabalhos. Para alguns arquitetos, descobrir o horário em que sua força criativa funciona melhor e trabalhar em torno desses horários podem torná-los mais produtivos. Outros, possuem horários inflexíveis os quais os obrigam a trabalhar apenas em um único horário ou por vezes, seus horários são tão irregulares que não conseguem manter uma rotina. Neste caso, torna-se necessário um exercício de adaptação para qualquer uma das situações.

Espaço Criativo vs. Espaço para a Cabeça

Às vezes, o principal objetivo é principalmente encontrar maneiras de sintonizar a cabeça na mentalidade certa para criar e trabalhar. De modo diferente, mesmo com um espaço criativo perfeito talvez nunca iremos nos tornarmos totalmente produtivos e com fluidez para projetar. Ser conscientes de tudo aquilo o que pode influenciar – preocupações, ansiedades, pensamentos, etc – e saber como trabalhar isto é de extrema valia para que possamos chegar cada vez mais próximos daquilo o que almejamos como um ápice de criatividade e trabalho.

critivo5

É extremamente importante saber ouvir tanto seu corpo como sua mente e ficar em sintonia de tudo aquilo que estimula o seu processo criativo. Para colaborar com isso, algumas pessoas, utilizam de exercícios físicos, meditação, ioga, aproveitar a família e os amigos, relaxar aos finais de semana, etc. O espaço físico é de extrema importância, mas ele por si só, sem um espaço equivalente para a cabeça não é capaz de promover toda a criatividade a qual desejamos e merecemos.

banner blog novo sket

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG