Conheça o projeto de uma “residência nativa” nos EUA
[facebook][tweet][digg][Google][pinterest][follow id=”44arquitetura” ]
Desenvolvido pelo Estúdio Bercy Chen de Arquitetura, a “Residência Nativa” está localizada em Austin, Texas, Estados Unidos em um terreno reabilitado, reinterpretando uma das mais antigas tipologias habitacionais na América do Norte – a casa do nativo índio dos EUA. Tipicamente afundando, a casa aproveita a massa da terra para manter o controle térmico ao longo do ano.
A relação entre o lar residencial e a paisagem, tanto em termos de abordagem cultural como em termos de desempenho da construção, envolve um telhado verde isolante e uma escavação a sete pés. A boa utilização dos recursos naturais finitos cria um equilibro entre a zona industrial urbana circundante e a natureza do rio existente bem próximo ao local.
Tanto visualmente quanto em sua funcionalidade, a “residência nativa” toca na arquitetura como uma obra de arte e uma extensão da paisagem local. A casa é divida em dois espaços distintos. Para a sala-de-estar e os quartos de dormir, exige contato direto com os elementos de fora, para passar as energias de um lado e outro.