Os melhores campos de trabalho para arquitetos
[facebook][tweet][digg][Google][pinterest][follow id=”44arquitetura” ]
Para quem não sabe, a carreira de arquiteto é cheia de sacrifícios. Não apenas pelas dificuldades as quais deverá encontrar ao longo da jornada como estudante, mas também aquela para ser bem posicionado após graduado. Não pense que o esforço será recompensando logo de imediato, assim que sair da faculdade. Afinal, muitos arquitetos ainda percorrem um longo caminho até encontrarem espaço de conforto no mercado de trabalho.
Porém, devemos enxergar o copo sempre como “cheio”, pois, ao contrário de muitas outras, nossa área nos dá a oportunidade de se reinventar e criatividade é o que não nos falta. Iremos apresentar então, para ajudar, sobretudo estudantes ou recém-formados, algumas opções às quais você pode escolher como profissional.
ESCRITÓRIO PRÓPRIO
A maioria dos arquitetos brasileiros trabalha em seus próprios escritórios como profissionais liberais, entretanto, esta é uma das opções mais arriscadas, ainda mais, quando se trata de recém-formados. Abrir seu próprio escritório logo ao sair da faculdade, pode significar ser obrigado a projetar seus primeiros trabalhos para seus parentes e, por vezes, até de graça. Do mais, de início, enfrentará concorrência de profissionais atuantes há mais tempo, o que poderá lhe forçar a trabalhar com preços reduzidos caso almeja começar a construir sua carteira de clientes.
SERVIÇO PÚBLICO
Muitas vagas são abertas anualmente no serviço público para a contratação de profissionais de arquitetura, principalmente em prefeituras. Os salários, em geral, são vantajosos e você possui a garantia de estabilidade. Nada mal para quem acabou de sair da faculdade. As desvantagens são a grande concorrência de candidatos pela vaga, o que fará com que ao se graduar, dedique-se novamente aos estudos, além da pequena possibilidade de crescimento profissional, ou seja, passará a vida toda fazendo a mesma coisa e trabalhando com as mesmas pessoas.
Nenhum Banner para mostrar
CONSTRUTORAS
Nos últimos anos, o Brasil tem se tornado um canteiro de obras e não se pode desprezar a força das grandes, médias e até pequenas construtoras para a contratação da mão-de-obra de profissionais de arquitetura. Nessas empresas, você trabalhará mediante remuneração fixa mensal mais benefícios as quais ela possa oferecer, carteira registrada e a companhia de muitos colegas os quais não medem esforços – para o bem ou para o mal – a fim de obterem uma promoção. Como toda empresa privada, se não corresponder ao que ela deseja ou em um eventual corte de gastos de pessoal, poderá ser despedido.
EQUIPES MULTIDISCIPLINARES
Fazer parte de alguma equipe de estudo multidisciplinar em Arquitetura com a finalidade de redigir e dirigir projetos de edificações e urbanismos. Esta área profissional está mais ligada a tombamento e restauração de patrimônios históricos e culturais ou ao urbanismo promovendo estudos e alternativas para o trânsito nas cidades. Como o nome já se refere, multidisciplinares, significa que você dividirá suas funções e opiniões com outros profissionais como historiadores, engenheiros, advogados, sociólogos ou biólogos, por exemplo.
CONSULTORIA
Geralmente este campo está mais voltado para profissionais atuantes já há algum tempo na área. Você pode abrir uma empresa específica em consultoria de diversos ramos os quais a Arquitetura possa englobar, como em “eficiência energética” ou de “melhor uso dos espaços” ou “uso racional da luz natural” para as empresas e poderá, inclusive, emitir certificados. Pode prestar consultoria, ainda, para o mercado imobiliário. Caso consiga fazer seu nome nesta área, o mercado costuma remunerar de forma generosa profissionais em consultoria.
PROFESSOR UNIVERSITÁRIO/PESQUISADOR
Estenda seus estudos para além da graduação. De preferência se dedique a algum projeto de Mestrado e poderá tão breve ser um professor universitário. Se você gosta de transmitir conhecimentos ou simplesmente deseja se vingar dos estudantes tudo aquilo que sofreu na faculdade, este é seu lugar. Lembrete: planejar aulas e corrigir provas, muitas vezes é um “pé no saco”.
Não devemos esquecer a área acadêmica como pesquisador, onde além de Mestrado também poderá concluir seu Doutorado se tornando um pesquisador doutor em Arquitetura.
PROGRAMADOR WEB
Aproveite seus conhecimentos em Corel Draw, Adobe Dreamweaver, Adobe Photoshop, AutoCad, etc e se converta em um desenhista ou programador gráfico. Esta opção tem uma dificuldade adicional que é a forte concorrência do mercado. O número de profissionais específicos em informática é cada vez maior.
ARTISTA
Outra opção para aproveitar seus conhecimentos, é ser um artista. Poderá sem sombra de dúvidas se tornar um desenhista ou pintor a mão. Afinal, o gosto pelos desenhos é algo intrínseco em um arquiteto. Quem sabe amanha você não seja um novo grande nome das artes e possa expor e vender seus trabalhos em feiras e exposições?
ARQUITETO CENOGRÁFICO
Uma das oportunidades de trabalho é como arquiteto cenográfico, sobretudo em emissoras de televisão. Imaginemos quantos arquitetos são necessários para projetar cenários e cidades cenográficas ou os ambientes os quais vemos nos programas e novelas. Tudo precisa ser planejado com o apoio de profissionais de nossa área. Entretanto, esse campo de trabalho é basicamente restrito às duas maiores cidades brasileiras.
ARQUITETO DE CENÁRIOS DE JOGOS ELETRÔNICOS
O mercado vem sempre se modelando ao futuro e abrindo caminhos talvez antes inimagináveis. Criar games está em alta e necessita de pessoas capazes de projetar cenários verídicos e inteligentes. Arquitetos são muito requisitados, ainda mais quando possuem habilidades para trabalhar com programas de criação realística como o Unreal. Sendo arquiteto você terá conhecimentos e recursos técnicos para elaborar melhor e com mais detalhes qualquer cenário de games. Criatividade, gostar de jogos e estar ligado ao que acontece nesta área é um requisito básico para ter sucesso neste ramo.
ARQUITETO DE INTERIORES
Esqueça tudo que você aprendeu sobre como projetar casas, museus, estações de metrô, ginásios e volte-se para dentro. Esta e a função de um arquiteto de interiores. Uma tendência cada vez mais em alta, entretanto, requisitos básicos é ter bom gosto e estar antenado com as tendências da moda em móveis, por exemplo. O grande perigo desta área é você adquirir alguns vícios e ficar centrado em apenas uma situação: como dar mais valor sobre onde colocar uma mesa ao invés do espaço onde ela será colocada.
TRABALHAR NO EXTERIOR
Caso você tenha o desejo de mudança de ares, uma das opções é juntar suas malas, carimbar seu passaporte e ir trabalhar no exterior. Há países onde profissionais de arquitetura são extremamente valorizados e necessitam casa vez mais de mão-de-obra qualificada. Podemos citar a Noruega, Holanda ou Canadá. Não pense talvez tudo seja um mar de rosas de início, mas caso conquiste seu espaço nesses países, poderá adquirir grandes conhecimentos e ainda ganhar seu salário em euro ou dólar.
Como vimos, o mercado de trabalho apesar de nos mostrar bastantes opções, é complexo e exige cada vez mais qualificação e conhecimento, muitas vezes não adquiridos na faculdade. Por isso, lhes convidamos a conhecer nossa promoção do Pacote Formação Arquitetura PREMIUM com Certificação ABED. São oito cursos com um mega desconto de R$ 200,00.
Se você gosta de nossos conteúdos não deixe de votar na 44 ARQUITETURA no Prêmio Influenciadores Digitais 2017, seu voto é muito importante para nós, um combustível para continuarmos oferecendo bons conteúdos para você!
Clique no banner abaixo e vote: