Os Signos dos Arquitetos

número whats

Não contentes em transformar o ambiente ao redor deles, como as de grande escala (construção de nossas cidades  como um imenso e tumultuado formigueiro, ágil, móvel e dinâmica em todos os detalhes) e as de pequena escala (reorganizando espaços como de uma sala de jantar para garantir perpendicularidade absoluta antes que uma pessoa possa sentar-se, possivelmente, e consumir sua refeição em paz)- muitas pessoas não estão cientes que de certa forma, arquitetos assumiram o redesenho do cosmos. Arquitetos, naturalmente, veem o cosmos como uma extensão do seu “palco” em que é seu dever dirigir. Isto pode parecer loucura, mas é frequentemente mostrado nas palestras apresentadas por profissionais em faculdades de arquitetura de prestígio pelo mundo, que habitualmente começam com uma descrição do Big Bang, e depois prosseguem para a revelação de como alguns de seus projetos recentes foram concluídos de forma lógica como se todas as forças naturais ao longo da história, desde o início dos tempos contribuíram para seu resultado final.  Por isso, era de se esperar que os arquitetos se sentiriam confortáveis, ou melhor, se sentiriam no dever profissional de projetar o universo da forma como pensam que ele seja e no mínimo com referências dele (ou, pelo menos, propor uma nova representação esquemática do mesmo), que é um pouco confuso (basta perguntar ou criticar o desenho de um mapa de estrelas de algum astrônomo, e você vai ver o que quero dizer).

universo dos arquitetos

Este é o seu universo!

Voltando ao nosso assunto principal, ele se diz a respeito com as constelações que compõem o zodíaco tradicional. Tal como acontece com a maioria das coisas tradicionais, se sente uma certa falta do que eles dizem especificamente sobre os arquitetos (para maioria dos arquitetos) -e, de fato, se podemos confiar nos físicos da atualidade, as constelações já não representam 12 divisões iguais como no zodíaco – há, na verdade, um décima terceira ! Além disso, os signos do zodíaco convencionais já não se alinham realmente com as suas constelações. (Isto é devido a algo chamado  precessão , que é uma coisa da física, mas, para nós, a física não é saborosa [como matemática], porém, não vamos discutir isso.) É verdade que o número treze é interessante por ser parte da sequência de Fibonacci, mas por outro lado, é difícil projetar com. Além disso, não vamos entrar nesse assunto e se preocupar com o simbolismo, que deveria significar alguma coisa. Assim, com os cosmos redesenhados e seu Zodíaco relacionado especialmente para Arquitetos, que identifica e organiza essas constelações recém-identificadas. Realmente, quem quer se relacionar com peixinhos quando você poderia se identificar com uma ESPADA FLAMEJANTE DA VERDADE ?!

Os resultados são mostrados na imagem acima a qual resultou na Carta Estelar dos Arquitetos.. (E você pensou que era a última proposta do escritório de Zaha Hadid para um museu de arte ou um chapéu ou algo assim.) Não é possível lê-lo? Não importa: não é visualmente impressionante?

número whats

Mesmo caso você não seja arquiteto, poderá participar de seu signo corrigido. O que se segue é uma lista completa dos 12 signos do Zodíaco dos Arquitetos. Ele inclui o nome adequado ao latim e o signo do Zodíaco associado para cada um, com uma descrição dos traços de personalidade e uma breve lista de arquitetos famosos que se enquadram em cada categoria. Você poderá achar isto excepcionalmente útil para aumentar a sua compreensão do comportamento dos arquitetos nos seguintes casos: (1) você é um, (2) você conhece um, ou, trabalha com um, (3) você tem um na família.

osmio

O signo de Pofundus


Profundus: A esféra de Ósmio

(20 janeiro – 18 fevereiro; alinhado com  Aquário )aquário

À primeira vista uma pessoa tranquila e até mesmo comum, o Profundiano é realmente um dínamo de enorme potencial, o qual conclui obras de proporções significativas, de grande projeção e as quais podem nos deixarem de queixos caídos. Às vezes, eles só gostam de fazer grandes coisas que simplesmente pesam muito, muito fortemente sobre a terra. Conhecido pelo sinal da forma universal, infinito, por isso a perfeição geométrica da esfera escalada para o ósmio, o mais pesado (e mais denso, é digno de nota) metal conhecido no universo, essas pessoas são verdadeiras e fieis, com um toque especial de esperteza e aptidão para arte. Lembre-se de que as coisas de aparência simples pode realmente ser muito complexas; em termos práticos: nunca sair perguntando a eles “Como vai o projeto?” esperando que isso vá acelerar o tempo de produção do mesmo.

Profundianos famosos: Adriano ( 24 de janeiro ), John Vanbrugh ( 24 de janeiro ) &Etienne-Louis Boullée (12 de fevereiro )

espada

O signo de Tyrannus Veritas


Tyrannus Veritas: Espada Flamejante da Verdade

(19 fevereiro – 20 março; alinhado com Peixes)peixes

De longe quem nasceu sob este signo pode parecer tranquilo e despretensioso. Eles às vezes fazem o bom uso do seu tempo fazendo a leitura de um monte de livros nas horas a sós, pesquisando na internet ou assistindo notícias e documentários sobre tudo que envolva o mundo da arquitetura, o que reforça os seus compromissos. Eles são os verdadeiros crentes de suas causas, o que no fim os levam a se tornar grandes campeões.

O Tyrannus não medirá esforços – mesmo que para isso sacrifique a sua saúde física e mental –  em perseguir seus objetivos de verdade, independentemente se suas crenças coincidam ou não com o de qualquer outra pessoa.

Portadores famosos de Espada Flamejante da Verdade: Louis I. Kahn (20 de Fevereiro), Augustus Welby Pugin Northmore (1 de Março), Michelangelo (6 de Março), Albert Speer (19 de Março)

Todas camisetas no Banner
gravata

O signo de Exquisitus

 

Exquisitus*: A Gravata

(21 março – 19 abril; alinhado com Áries)capricornio

As pessoas de “Gravata” são as mais confiantes. Quem mais poderia levar este título? A “gravata”, objeto real, é um artigo de muito estilo quando usada por arquitetos. Mas isso não significa que homens e mulheres deste signo são obrigados a usá-la, quer dizer que pode-se esperar uma pessoa de grande estilo e com muita personalidade!

Eles são ambiciosos e possuem vontade de vencer e verem seus planos se tornarem, sempre com uma desenvoltura a qual encoraja (nunca diga “manipula” – soa como uma palavra feia!), os outros a se juntarem à eles. Você pode achá-los mandões e arrogantes, mas só pensará isso caso seja uma pessoa facilmente domável.

Exquisitus* famosos: Jules Lavirotte (25 de Março), William Lescaze (27 de Março), Edwin Lutyens (29 de Março), Raymond Hood (29 de março), Henry van de Velde (3 de Abril) e Thomas Jefferson (13 de abril)

*”Exquisitus do latim: Requintados”

 

bola de demolição

O signo de Subverto

Subverto: A Bola de Demolição

(20 abril – 20 maio, alinhado com Touro)touro

Subvertos são conduzidos de tal forma que conseguem realizar grandes coisas com eficiência e prática. A princípio isso parece ótimo, mas tenha em mente que eles são os Shivas de Zodíaco do Arquiteto: eles vêm para destruir. Não que sejam pessoas más, pelo contrário, eles apenas tem a intenção de limpar o mundo de energias negativas e coisas ruins. Quando as suas energias são dirigidas para tal faxina, eles são uma força poderosa para o bem positivo, uma vez que a sua vontade aliada com a força de touro simplesmente pode derrotar qualquer coisa ruim em seu caminho. Infelizmente, em alguns casos, eles podem optar por um caminho mais conturbado e acaba sendo difícil de convencê-los a sair. Se você estiver em favor deles, serão um pouco mandões, caso não, é melhor você se esconder. (Não é atoa que são “a Bola de Demolição”).

Famoso Subvertos: John Russell Pope (24 de Abril), Antonio Sant’Elia (30 de Abril), Hans Poelzig (30 de Abril), Walter Gropius (18 de Maio).

registro sagrado

O signo de Materia Divinus


Materia Divinus: O Registro Sagrado

(21 maio – 20 junho; alinhado com Gêmeos)gemeos

Este signo é o mais metafísico do Zodíaco dos Arquitetos. Arquitetos nascidos sob o signo do “Registro Sagrado” tem um forte senso de unidade com o universo, amor pela natureza e uma necessidade de encontrar significado em tudo. Tudo mesmo. (Nas suas crises de existência, questionariam as coisas dessa forma:”Existe um duplo significado naquele 2×4? O que será isso significa? É tão intenso.”). Eles, às vezes, precisam de ajuda para se lembrar de comer, uma vez que eles se distraem refletindo sobre a beleza mística de seu sanduíche de atum. Não surpreendentemente, essas pessoas altamente criativas podem ser mal-humoradas e bipolares. Eles tendem a ter uma personalidade muito atraente, uma vez que passar tempo com eles é como observar uma espécie de macaquinhos no zoológico: O que será que ele vai fazer em seguida??

Portadores famosos do Registro Sagrado: Charles Rennie Mackintosh (7 de Junho), Bruce Goff (8 de Junho), Frank Lloyd Wright (08 de junho)

número whats
estrela de ouro

O signo de Optimus Maximus


Optimus Maximus: a Estrela de Ouro

(21 junho – 22 julho; alinhado com Câncer)cancer

Esses arquitetos se empurram para frente quando precisam, batalham pelo mundo com um ânsia de conhecer novos lugares com seus alicerces firmes e o melhor de sua tradição. Eles são firmes e imutáveis na sua busca da excelência e grandiosidade que eles só não conseguem atingir, se algum idiota (provavelmente um Tyrannus ou Kodiaks) ficar em seu caminho. Os Optimus chegam a fazer tudo no máximo extremo; eles querem saber o começo de todas as origens e imaginar as conclusões de todas as finalidades. Eles vão escalar todas as montanhas, atravessar cada córrego, seguir todos arco-íris que surgir, ir para batalha, agarrar o touro pelos chifres e transformar cada tijolo em uma realidade para atingir sua meta na qual é muito importante para eles. Se não for o caso, boa sorte para conseguir tirá-los da cama pela manhã.

Famosos Optimus: Robert Adam (3 de Julho), Otto Wagner (13 de Julho), Inigo Jones (15 de Julho), Jacques-Germain Soufflot (22 de Julho)

kodiak

O signo de Fortis


Fortis: o Kodiak*

(23 julho-22 agosto; alinhado com Leão)leo01

Ninguém consegue medir a terrível grandiosidade do Fortis; eles não permitem isso. Este signo mandão é dedicado a grandes demonstrações de poder. Eles têm opiniões fortes e gostam de estar em posições de liderança. Para os tipos mais deliberados e pensadores, podem até dar um pouco de medo, mas geralmente este é um resultado da sua sempre análise rápida e aguçada. Eles são líderes fortes, mas podem ser um pé no saco para aqueles que acabam cedendo às suas ordens. Eles parecem ter grandes e enormes egos, tem cacife para isso, o que as vezes é bem merecido. Entretanto, eles têm um ponto fraco e são realmente apenas enormes ursos de pelúcia; no entanto tenha muito cuidado onde vai os acariciar, para ter mais segurança, certifique-se que há uma árvore ali perto onde você possa subir. E rápido.

Famosos Ursos Kodiaks: Richard Rogers (23 de julho), Konstantin Melnikov (03 de agosto), Joseph Paxton (03 de agosto), William Van Alen (10 de agosto), Peter Eisenman (11 de agosto) & Eero Saarinen (20 de agosto)

*Kodiak: Maior espécie de Urso

cerebro

O signo de Mens Mentis


Mens Mentis: o cérebro

(23 agosto-22 setembro; alinhado com Virgem)virgem

Os Mens Mentis vivem para o seu momento de iluminação: isso é alcançado consigo mesmo e inspiram outros a encontrar esse “Tcharaaam!” que muda a forma como nós vemos tudo. Eles são falantes e charmosos, elegantes e companheiros que podem transmitir quase tanta informação quanto eles podem tirar de seus parceiros de trabalho. São intuitivos e são de boa memória, também podem ser muito analíticos. Eles trabalham bem com os outros, enquanto os outros não oferecerem resistência. Eles não têm medo de compartilhar suas opiniões, com uma ênfase na parte “COMPARTILHAR”. Não há realmente nada que achar engraçado aqui uma vez que estas pessoas são grandes colaboradores.

Cérebros famosos: Ödön Lechner (27 27 de agosto), Louis Sullivan (3 de setembro), Daniel Hudson Burnham (04 de setembro), Thomas Ustick Walter (4 de Setembro), Sebastiano Serlio (06 de setembro), Charles Follen McKim (24 de agosto)

número whats
inventor

O signo de Novitas


Novitas: o Inventor

(23 setembro – 22 outubro; alinhado com Libra)libra

Os Novitanos têm um forte desejo de encontrar o equilíbrio através da beleza, no entanto, conseguem, eles estão dispostos a ir longe para descobrir ou fazer um mundo que reflete sua visão interior. No seu esforço para criar esse mundo harmonioso podem chegar a virar mesas de trabalho de cabeça para baixo, o que geraria um certo caos (um tanto quanto contraditório, não?). Com a falta de apoio podem ser muito tímidos e retraídos, com muita atenção, eles se transformam em egomaníacos. Novitanos precisam testes de realidade freqüentes, e lembretes de que suas criações pode assumir uma vida própria.

Famosos Novitanos: William LeBaron Jenney (25 de Setembro), Francesco Borromini (25 de Setembro), Henry Hobson Richardson (29 de Setembro), Giambattista Piranesi (4 de Outubro), Le Corbusier (6 de Outubro), Christopher Wren (20 de Outubro)

barras

O signo de Sumptus


Sumptus: A Barra de Ouro

(23 outubro – 21 novembro; alinhado com Escorpião)cancer

Essas personalidades ousadas são os mestres da organização e podem superar praticamente qualquer obstáculo, não importa a escala. Eles vão longe e geralmente vão sozinhos. Entre todos os signos que descrevem personalidades com forte unidade, o Sumptus é a que mais cobiça adicionar artigos de luxo em seus trabalhos. Mas não confunda isso com ser materialista. Os seus projetos que se realizam, tangíveis,  são resultado de um trabalho árduo, encaram as coisas bonitas que estão no mundo como coisas para serem apreciadas, e por que não? Em vez de uma abóbada inacabada, eles a enfrentam como uma superfície esperando receber um dourado ou um afresco; onde as pessoas enxergam apenas um simples plástico extrudado, eles imaginam um material que pode ser convertido em R$ 500,00 de pares de sapatos. Sua visão e os esforços são para ornamentar o nosso mundo e encher seus próprios bolsos.

Famosos de Sumptus: Paul Philippe Cret (24 October), Richard Morris Hunt(31October), Zaha Hadid (31 October), Charles Garnier (6 November)

holofote

O signo de Dramaticus


Dramaticus: o Holofote

(22 novembro-21 dezembro; alinhado com Sagitário)sagitario

Os Dramaticus (esse nome não soa semelhante atoa) são pensadores profundos, às vezes beiram o filosófico quando percebem que estão dando-lhes a sua atenção. Esta tendência não garante que eles necessariamente façam as coisas direito, mas eles gostam de pensar e falar sobre o que pensam. Eles conseguem ter alta concentração nas ideias grandes/complexas ou pequenas/simples da vida e a forma como tratam disto acaba sendo muito intensa; eles florescem quando são elogiados e trabalham duro para este reconhecimento, são grandes auto-promotores. Por terem grandes quantidades de energia exigem muito foco em locais produtivos e gostam resultados rápidos; não ficam com uma ideia por muito tempo a não ser que a sua brisa filosófica sopre para esta direção. Isso tem seu lado positivo, pois quando se agarram a uma má ideia,  ela pode não durar, mas é muito ruim quando eles deixam escapar alguma que tenha um grande potencial real.

Famosos Dramaticus: El Lissitzky (23 November), Michel de Klerk (24 November),Gottfried Semper (29 November), Andrea Palladio (30 November), Gianlorenzo Bernini (7 December), Adolf Loos (10 December), Gustave Eiffel (15 December), Lluís Domènech i Montaner (21 December)

número whats
homem

O signo de Uomo


Uomo: O Homem

(22 dezembro-19 janeiro; alinhado com Capricórnio)aries

Você não encontrará outra personalidade com mais estilo que os de “Uomo”. Dado sua postura e o quanto se envaidecem, no entanto você ficaria surpreso em como eles são espertos. Eles gostam de concentrar suas habilidades intelectuais na resolução de problemas práticos, e desfrutar da estabilidade e ordem, uma ação sistemática e cheia de propósitos. Quando atacam a pessoa de Uomo ou ela ignora a crítica recebida ou irão esmagá-la imediatamente. Gostam também de resolver problemas para outras pessoas e manter a seus próprios para si mesmos; eles mantêm a sua tristeza interior bloqueada e bem escondida como se fosse uma pérola dentro de uma inquebrável concha. Frequentemente desafiam autoridades as provocando, porém, nada melhor quando eles se tornam uma autoridade, eles amam isso. Dentro de todo Arquiteto de Uomo há um Arquiteto interno de extrema grandeza lutando para sair. Seja homem, seja mulher, Uomo tem o poder.

Famosos Uomos: Joseph Maria Olbrich (22 de dezembro), Vladimir Tatlin (28 de dezembro), Victor Horta (6 de janeiro), Phillip Webb (12 de janeiro), Claude Perrault (12 de janeiro) & François Mansart (13 de Janeiro)

signos

Tradução: 44 Arquitetura
Fonte: Matters Of Taste

 

 

Sobre Luiz Carlos Lara

Luiz Carlos Lara
Luiz é um dos idealizadores do 44 ARQUITETURA, graduado Arquitetura e Urbanismo, comanda a página do escritório no Facebook, trazendo novidades e curiosidades no meio arquitetônico e nas horas vagas rabisca tirinhas para a página e o blog.
PRMEIO BANNER BLOG