Piscinas de vidro: vantagens e método de construção
Quem não pensa em ter uma bela piscina em casa? Atualmente, este sonho de consumo tem se tornado cada vez mais acessível. São diversos modelos possíveis de piscinas – de fibra, de cerâmica e também as piscinas de vidro. Além de elegantes e sofisticadas, este tipo de equipamento certamente irá atender aos momentos de lazer e descanso.
Há um bom tempo, as piscinas de vidro já vem sendo aplicadas como solução arquitetônica em apartamentos de luxo. Mas tem se tornado recorrente, também, a implantação em residências térreas. Tanto em casas urbanas como de campo ou de praia.
ATUALIZADO EM 11/05/2018
Leia mais sobre piscinas
- PISCINAS DE AREIA – SAIBA TUDO SOBRE ELAS
- PISCINA COM FUNDO DE VIDRO SE ESTENDE NA ANAHA TOWER
- AS 7 PISCINAS MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO
COMO SÃO FEITAS AS PISCINAS DE VIDRO?
O ponto de partida quando pensamos em construção de piscinas de vidro é – elas precisam de um responsável técnico que faça todo o dimensionamento necessário para a correta aplicação do vidro!
A piscina de vidro é feita com uma estrutura de chapas de vidro bem reforçada, bem semelhante aos vidros de carros blindados. Isto acontece pois o equipamento necessita suportar um peso bem elevado, levando em consideração o comprimento, profundidade e a quantidade de pessoas a utilizá-las.

Um pilar de aço inox permitiu reduzir a espessura do vidro. Crédito: AATG
São feitas com vidro temperado e laminado. No processo, as lâminas de vidro temperadas são ligadas aos filmes de plástico Polivinil Butiral (PVB). Depois são prensados por um equipamento (calandra) e submetidos à alta pressão e temperatura (na autoclave).
Existe a opção de construir as piscinas apenas com as laterais em vidro ou então por inteira. No entanto, é necessário um bom projeto prévio para que a solução se adapte exatamente à necessidade do ambiente.
O projeto de uma piscina de vidro
O primeiro ponto a ser analisado ao elaborar o projeto da piscina é o local onde será instalada. Isto deve ser feito, primordialmente, com a ajuda de um arquiteto a fim de garantir o melhor aproveitamento do espaço. Outra questão é a contratação de empresas especializadas, pois elas possuem conhecimento avançado, domínio em engenharia precisa, equipe especializada e softwares específicos. Isto se deve para garantir um equipamento seguro aos usuários.
A CONSTRUÇÃO DA PISCINA DE VIDRO
Vamos analisar como se dá a sequência construtiva de uma piscina de vidro, segundo o AATG.
As primeiras primeiras etapas da construção são iguais na construção de qualquer piscina em alvenaria, com a escavação do terreno onde houver necessidade, preparo do solo para ser concretado e concretagem do piso e paredes da piscina.

Crédito: AATG
Durante a montagem da parede, o vão onde o vidro entra deve ficar livre, conforme o projeto. Esse vão precisa de um rasgo, que é onde o vidro será encaixado – a profundidade do rasgo vai depender do tamanho do vidro e da pressão que ele vai receber.

Crédito: AATG
Depois que o espaço onde o vidro vai estiver pronto, são feitas as medidas para a fabricação do vidro, já que durante o processo de construção pode haver pequenas alterações nas dimensões do encaixe do vidro.
O esquema abaixo mostra como é o rasgo na estrutura e como o vidro é encaixado nesse rasgo.

Crédito: AATG

Crédito: AATG
Há outras maneiras de fixar o vidro, como o exemplo abaixo onde um perfil metálico é fixado na alvenaria e o vidro é encaixado no perfil metálico.

Crédito: AATG

Crédito: AATG
A impermeabilização pode ser antes ou depois do encaixe do vidro, tudo depende do tipo de estrutura de fixação do vidro! Nessa solução abaixo a impermeabilização vem depois do encaixe do vidro.

Crédito: AATG

Crédito: AATG
A piscina acabada:

Crédito: AATG
Após a finalização da piscina sempre é feito um teste de estanqueidade, a piscina recebe água mas é monitorada para possíveis vazamentos.
Abaixo uma piscina com um pouco de água no fundo para testar a impermeabilização do fundo!

Crédito: AATG
Abaixo o teste de estanqueidade da piscina toda, com ela pronta!

Crédito: AATG
PISCINAS DE VIDRO EM EDIFÍCIOS
Ainda segundo o site AATG, vamos à sequência da construção de uma piscina de vidro em um edifício.
Para piscinas incorporadas na arquitetura de residências ou edifícios, o processo de desenvolvimento do projeto começa bem antes, junto com o desenvolvimento do edifício ou casa. Pois todas as cargas devem ser previstas antes de construir a estrutura que vai receber a piscina!
A piscina acima, fica num edifício residencial na Suíça. A ponta da piscina se projeta na fachada do prédio destacando a piscina e permitindo aos usuários uma vista privilegiada!

ISM Parinee OHM Tower, Mumbai, India. As piscinas de vidro, uma em cada apartamento, servem como guarda corpo.
Mas, geralmente, as piscinas que ficam nos edifícios e na estrutura das casas têm o fundo em vidro, ou a lateral para que o interior da piscina seja visto por algum cômodo da casa.
A piscina abaixo é de um duplex de um dos edifícios Maxhaus em São Paulo, as laterais e o fundo são em vidro o que traz a sensação de leveza à piscina e o fundo ilumina o ambiente logo abaixo!

Crédito: AATG
Esse tipo de piscina tem a fixação na estrutura do edifício com encaixe pré definido em projeto e são utilizados, silicones e fitas próprias para a instalação do vidro.
A piscina também pode ter só o fundo em vidro, como a piscina abaixo, e como em qualquer outra piscina diversas estruturas podem ser estudadas como essa metálica com apoio também em vidro.

Crédito: AATG
PROFUNDIDADE IDEAL
Se estiver com dúvida quanto à melhor profundidade, dá uma olhadinha no esquema à baixo:

Crédito: AATG
VANTAGENS DA PISCINA DE VIDRO
Ter uma piscina de vidro em casa trás uma série de vantagens. A primeira delas, claro, diz respeito ao valor estético e ao visual decorativo diferenciado que ela vai agregar ao imóvel.Principalmente quando a piscina possui bordas transparentes voltadas para outros cômodos da casa.
Mas vejamos outras vantagens da incorporação de uma piscina de vidro:
Durabilidade
Piscinas de vidro adapta-se facilmente a qualquer tipo de clima, devido à grande flexibilidade que o material apresenta. Seja no calor extremo ou no frio, sua piscina estará sempre pronta para o uso sem se preocupar em gastos com reparo de danos.
Manutenção mínima
Fáceis de manter, as piscinas de vidro exigem pouca manutenção, e sua limpeza é realizada com praticidade graças à sua superfície lisa, que evita o acúmulo de bactérias, fungos e sujeira.
O material também não requer tratamento com produtos químicos e de limpeza específicos, o que proporciona uma manutenção de baixo custo.
Segurança
Por ter uma superfície lisa e resistente, o material não apresenta rachaduras, que podem causar ferimentos e acidentes. O acabamento das piscinas de vidro proporciona total segurança, principalmente nas bordas.
INVISTA EM SEU APRIMORAMENTO
Na faculdade, você aprenderá muita coisa. Mas muita coisa você precisará aprender por fora! Para te ajudar nessa jornada, portanto, a loja virtual 44 SHOP oferece os melhores cursos livres do mercado. Com o MASTER ARQUITETO APRIMORAMENTO COMPLETO você terá o melhor e mais completo pacote de cursos da área. A melhor maneira para investir em seus conhecimentos e destacar-se no mercado competitivo da área. Tudo com certificado. Aproveite!