Como desenhar um quarto em perspectiva usando um ponto de fuga
Ao fazer um desenho usando perspectiva de um ponto, você irá aprender a fazer um espaço bidimensional parecer tridimensional utilizando um ponto de fuga para criar o interior de um quarto.
Para criar uma sala usando um ponto de fuga você precisa saber algumas coisas básicas. A perspectiva de um ponto é também chamado Perspectiva Paralela porque você, o espectador (e artista) são paralelos aos objetos que você vai desenhar. Além disso, as linhas verticais e horizontais são paralelas e somente as extremidades traseiras dos objetos que recuam na distância são paralelas às extremidades dianteiras dos referidos objetos.
PASSO 01 – QUARTO EM PERSPECTIVA COM UM PONTO DE FUGA
Para começar o seu quarto em um ponto de perspectiva… usando um lápis e uma régua, levemente fazer um X, ligando o canto superior direito para o canto inferior esquerdo do seu papel e através da ligação do canto superior esquerdo para o canto inferior direito .
PASSO 02 – QUARTO EM PERSPECTIVA COM UM PONTO DE FUGA
Usar lápis e régua, levemente fazer um retângulo no X… não se esqueça de fazer as linhas verticais e linhas horizontais do retângulo paralelo ao lados do papel.
PASSO 03 – QUARTO EM PERSPECTIVA COM UM PONTO DE FUGA
Agora vamos fazer uma linha oblíqua luz do canto esquerdo de trás da sala para o canto direito da frente. Desenhe este levemente com lápis e use a régua. Esta será uma “diretriz” na adição de telhas ou revestimento para o seu chão.
PASSO 04 – QUARTO EM PERSPECTIVA COM UM PONTO DE FUGA
Em seguida, utilizando o lápis e régua, levemente desenhar linhas oblíquas a partir do centro do X (o chamado ponto de fuga) para a frente do cômodo, que é na parte inferior do papel. Estas linhas serão ladrilhos, para que possa espaço-los como você preferir… Eles também poderiam ser ripas para um piso de madeira.
PASSO 05 – QUARTO EM PERSPECTIVA COM UM PONTO DE FUGA
Agora você pode fazer telhas usando as últimas linhas que você adicionou na etapa 3 e 4. Coloque a régua paralela ao fundo do papel e faça uma linha horizontal no chão da sala, onde a diretriz atende a primeira linha oblíqua.
PASSO 06 – QUARTO EM PERSPECTIVA COM UM PONTO DE FUGA
Continue adicionando as linhas horizontais até o revestimento do chão ser completado.
PASSO 07 – QUARTO EM PERSPECTIVA COM UM PONTO DE FUGA
Agora vamos adicionar uma janela e uma porta. Comece por decidir a altura da janela e da porta. Comece estes, fazendo uma linha vertical nas duas paredes de recuo.
PASSO 8 – QUARTO EM PERSPECTIVA COM UM PONTO DE FUGA
Continue a porta, ligando a parte superior da porta de entrada para o ponto de fuga. Continuar a janela, ligando a janela para o ponto de fuga.
PASSO 9 – QUARTO EM PERSPECTIVA COM UM PONTO DE FUGA
Complete a janela e a porta, adicionando uma linha vertical para as extremidades traseiras. Estas linhas verticais serão paralelo com as bordas da frente.
PASSO 10 – QUARTO EM PERSPECTIVA COM UM PONTO DE FUGA
Complete o quarto, adicionando uma janela retangular no fundo da sala e apagar todos (convergentes) linhas de conexão que não são mais necessárias.Termine adicionando mobiliário e sombreamento com seus próprios toques criativos!
Aproveitando que você está aqui, deverá gostar também de:
1 – ARQUITETOS PRECISAM SABER DESENHAR A MÃO?
2 – ALGUMAS DICAS PARA DESENHAR MELHOR E SOLTAR A CRIATIVIDADE NO PAPEL
3 – CONHEÇA O INCRÍVEL TRABALHO DE ARTE EM PONTILHISMO
4 – CONHEÇA OS JOGOS MAIS INSPIRADORES PARA ARQUITETOS
INVISTA EM SUA QUALIFICAÇÃO
Na faculdade, você aprenderá muita coisa, mas muita coisa você precisará aprender por fora. Para te ajudar nessa jornada, a loja virtual da 44 ARQUITETURA, a 44 SHOP oferece os melhores cursos livres do mercado. Com a FORMAÇÃO ARQUITETURA PREMIUM TURBO você terá 7 cursos + curso de REVIT + e-Book + bibliotecas e tudo com certificado reconhecido em todo o Brasil. Aproveite!
Gostou da matéria sobre desenhar um quarto em perspectiva com um ponto de fuga? Então deixe seu comentário, sugestão e compartilhe nas redes sociais.