Paul R. Williams, primeiro Afro-Americano Membro da AIA (1894 – 1980)

Homepage-thumb6E celebrando hoje o dia da consciência Negra, um arquiteto negro dentre muitos que não poderíamos deixar de falar é  Paul Revere Williams. Mr. Williams foi um arquiteto de Los Angeles, e membro parceiro do Instituto americano de Arquitetos (American Institute of Architects, AIA), na verdade, ele se tornou o primeiro membro Afro-Americano da AIA, em 1923 e o primeiro Afro-Americano a votar nos E.U.A em 1957. Ele praticou sua profissão largamente no sul da Califórnia, projetou muitos edifícios públicos e privados, bem como as casas de várias estrelas de Hollywood, que vão de Frank Sinatra, Lucille Ball / Desi Arnaz, e Lon Chaney.

 

Mr. Williams estudou na Escola de Artes e Design de Los Angeles e no mesmo ramo no Atelier do Instituto de Design Beaux-Arts de Nova York. Ele viria a participar da Universidade Sulista da California (USC), foi também para a Escola de Engenharia e projetou diversos edifícios residenciais, enquanto ele ainda era um estudante. Williams ganhou sua certificação para se tornar um arquiteto licenciado em 1921, tornando-se o primeiro arquiteto certificado Afro-americano do oeste do Mississippi.

Williams mais tarde serviu na primeira Comissão de Planejamento da cidade de Los Angeles em 1920, e de 1921 a 1924, ele trabalhou para o escritório em Los Angeles de John C. Austin, eventualmente se tornando chefe de desenhos. Williams venceu um concurso de arquitetura com 25 anos de idade e mais tarde deixou o escritório de Austin para abrir seu próprio escritório, três anos depois. E
le dedicou-se em tornar-se um desenhista excepcional, tornando seus desenhos “de cabeça para baixo”, uma habilidade tão desenvolvida para que seus clientes (que pode ter sido muito desconfortável ao lado de um homem negro, em primeiro lugar) foram capazes de ver os desenhos apresentados já na posição correta para eles . Em 1939, Williams ganhou o Prêmio de Mérito AIA para o Edifício MCA em Los Angeles (hoje abriga a Agência de Talentos Paradigm). Durante a Segunda Guerra Mundial, Williams trabalhou para o Ministério da Marinha como arquiteto, e depois da guerra publicou seu primeiro livro,  The Small Home of Tomorrow  ( Novas casas para o amanhã 1945), seguido pelo volume de  New Homes for Today (novas casas para hoje, 1946).

grl_2004-r-10-n-3946-1b-thumb5

 

Em 1951, Williams venceu a Omega Psi Phi Fraternidade, Inc. Homem Do Ano, e em 1953 recebeu a Medalha Spingarn da NAACP por suas contribuições como um arquiteto e membro da comunidade Afro-Americana. Williams recebeu doutorados honorários da Howard 

University (doutor em arquitetura), Lincoln University of Missouri (Doutor em Ciências), e do Instituto Tuskegee (doutor em artes plásticas). Em 2004, USC homenageou, nomeando-o como um ilustre dentre os  ex-alunos em um comercial de TV para a universidade mostrado durante seus jogos de futebol.

Jet-Age Theme Building no Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX)

Jet-Age Theme Building no Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX)

 

 

  • Tennis Club, 1947, Palm Springs. Fotografia por David Horan, cortesia do Museu de Arte da Universidade de Memphis.

    Tennis Club, 1947, Palm Springs. Fotografia por David Horan, cortesia do Museu de Arte da Universidade de Memphis.

    La Concha Motel, cortesia de Nevada State Museum, Las Vegas.

    La Concha Motel, cortesia de Nevada State Museum, Las Vegas.

    Ritts Kohl Residence de 1949, Chautauqua, Nova York. Fotografia por David Horan, cortesia do Museu de Arte da Universidade de Memphis.

    Ritts Kohl Residence de 1949, Chautauqua, Nova York. Fotografia por David Horan, cortesia do Museu de Arte da Universidade de Memphis.

    Igreja do fundador da Ciência Religiosa, final dos anos 1950, em Los Angeles. Fotografia por David Horan, cortesia do Museu de Arte da Universidade de Memphis.

    Igreja do fundador da Ciência Religiosa, final dos anos 1950, em Los Angeles. Fotografia por David Horan, cortesia do Museu de Arte da Universidade de Memphis.

Paul R. Williams Residence 1952 – Paul R. Williams

Paul R. Williams Residence
1952 – Paul R. Williams


Alguns dos edifícios do Arquiteto Willams projetados incluem:

  • Arrowhead Springs Hotel & Spa , San Bernardino, Califórnia
  • Beverly Hills Hotel  (redesenhado e quartos adicionado na década de 1940)
  • Carver Park Homes , Nevada
  • Primeira Igreja de Cristo, Cientista ,  Reno, Nevada)
  • Hollywood YMCA
  • O La Concha Motel , Nevada
    • O parabolóide concreto La Concha Motel em Las Vegas (desmontado e transferido para o Museu Neon em Las Vegas, Nevada para o uso como o lobby do museu, 2006).
  • Los Angeles County Courthouse
  • Los Angeles County Hall of Administration
  • Palm Springs, CA, Tennis Club
  • Roberts House Ranch , Malibu, CA (Os restos das estruturas queimadas para baixo pode ser visitada no Canyon Sostice na Monica Mountains National Recreation Area Papai Noel.)
  • Saks Fifth Avenue Beverly Hills , Beverly Hills Califórnia
  • Shrine Auditorium ( um dos primeiros projetos de Williams;. ele ajudou a preparar desenhos de construção como um jovem arquiteto)
  • Jet-Age Theme Building em Los Angeles International Airport (LAX) (Na década de 1960, como parte da empresa Pereira & Luckman e com engenheiros de consultoria, Williams ajudou a projetar este marco futurista.)

Sobre 44 arquitetura

A 44 Arquitetura é um escritório particular pertencente aos sócios Cássio Wetterich e Luiz Carlos Lara localizado no interior do estado de São Paulo. Ficou conhecido no Brasil através de sua página no Facebook a qual se tornou uma das mais populares no segmento devido a seu conteúdo atualizado e diversificado relacionados com o as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design e Engenharia!
PRMEIO BANNER BLOG